BEQUIMÃO

Bequimão-MA: I Encontro de Forró de Caixa no quilombo Conceição teve apoio da Prefeitura

O evento na comunidade Conceição aconteceu no último sábado (6) e recebeu inúmeros grupos do gênero

Depois de uma temporada junina repleta e diversa de atrações culturais locais, o município de Bequimão tem testemunhado a continuidade das ações de incentivo às suas tradições e manifestações culturais como nunca antes visto na história política do município.

O apoio à realização de festivais quilombolas e festejos por todo o município tem sido irrestrito, e por vezes único, por parte da Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Cultura, setor que ganha força, no período menos crítico da pandemia.

Esses eventos têm marcado o cenário cultural no município, com toda a autenticidade de suas brincadeiras, exposição do modo de vida e também dos saberes dos povos tradicionais. Um recomeço repleto de oportunidade para os fazedores de cultura.

Há pouco menos de um mês a comunidade quilombola de Santa Rita sediou o I Festival de Cultura Quilombola e agora chegou a vez do Quilombo Conceição mostrar toda a autenticidade no I Encontro de Forró de Caixa de Bequimão.

A irreverência do ritmo animou a população durante a temporada junina. Era uma espécie de convite para a programação que já estava sendo preparada à espera daqueles que não abrem mão de apreciar o que a cultura bequimãoense tem de melhor.

O I Encontro de Forró de Caixa, realizado no último sábado (6), não deixou ninguém parado. O evento contou com as apresentações do Grupo de Zé de Custódio, Grupo de Rogério, Forró de Caixa da Conceição, Forró de Caixa do Rio Grande, Forró de Caixa do Mafra, Caixa do Divino do Pontal e Caixa do Divino de Pericumã, além das apresentações especiais de Mailson Vaqueiro e da Dança Pérola Negra de Ariquipá.

Como forma de reconhecer os grupos que lutaram pela sobrevivência da cultura em meio à pandemia, os representantes foram presenteados com o Certificado de Mérito Cultural pelo desenvolvimento de Arte e Cultura.

A Dona Vicência, do Forró de Caixa do Quilombo Conceição, agradeceu o município pelo reconhecimento. “Eu quero agradecer à Prefeitura de Bequimão e também à professora Isabel por contar a nossa história. A vocês, minha gratidão por esse certificado”, dedicou.

Quem também participou da festa foi o vice-prefeito de Bequimão, Magal. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, falou sobre a importância de incentivar e manter vivas as manifestações culturais. “O nosso município é muito rico culturalmente falando. É nosso dever explorar cada vez mais essa riqueza e expor as nossas potencialidades”, afirmou Rodrigo.

Para Francisco Carlos Macedo (Pinininho), liderança do Quilombo Conceição, o forró de caixa tem sido fortalecido, com o apoio da prefeitura. Ele agradece ao município pelo incentivo em nome da comunidade. “O prefeito João Martins sempre teve esse olhar atento. Não tenho dúvidas de que a nossa cultura ainda vai evoluir e muito nos próximos anos.

O prefeito João Martins garantiu que os investimentos em cultura vão continuar, com o objetivo de fortalecer cada vez mais o setor e as pessoas que dependem dele.

“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais essa iniciativa, descentralizando os festivais. Somente com esse apoio vamos garantir que a nossa cultura continue viva e gerando bons frutos, como é o caso do I Forró de Caixa de Bequimão”, completou o prefeito João Martins.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!