PINHEIRO-MA

BEQUIMÃO-MA: Professor Gusmão vistoria bosque dos Paricás em Paricatiua

Bequimãoense, Doutor Gusmão foi o responsável pelas mudas produzidas na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

O professor doutor Gusmão ao visitar a cidade de Bequimão, fez uma vistoria no bosque dos paricás localizado no povoado Paricatiua, às margens do Rio Itapetininga. Implantado em janeiro de 2019 com a participação efetiva de moradores da comunidade local, o plantio das mudas que foram produzidas na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é uma ação que faz parte do projeto “Paricás” em Paricatíua: um sonho possível, idealizado pelo professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório do Semiárido (LabSar), Doutor José de Jesus Lemos, que é natural de Paricatíua.

A ação teve como objetivo devolver na comunidade um “Bosque de Paricás” e reconstituir um passado onde a planta dominava a paisagem. E para sua execução contou com o apoio dos professores e alunos da UEMA, do Fórum em Defesa da Baixada, assim como da Prefeitura de Bequimão, que era administrada em 2019 pelo agora ex-prefeito Zé Martins.

O Bosque tem área de cerca de 2.500 M2 e merece cuidados e atenção no seu manejo para que a comunidade possa ter um verdadeiro bosque. Durante sua visita ao bosque, professor Gusmão orientou os moradores para as práticas adequadas de manejo dos paricás, além da confecção da cerca e do projeto do coreto do Bosque para abrigar os visitantes que passarem por Paricatíua.

Texto & Fotos: Edmilson Pinheiro

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo