AXIXÁ

Boi de Axixá dá a largada para a temporada 2018

Após o batizado o Boi abrirá a temporada junina de 2018

Referência no folclore do Maranhão, o bumba boi de Axixá realiza, nesta quarta-feira (13), às 18h, na capela de São Pedro, o batizado da brincadeira tradicional no sotaque de orquestra. Para a temporada deste ano, o grupo levará aos arraiais o tema: “Boi de Axixá: cultura e tradição rumo aos 60 anos”.

O grupo preparou algumas surpresas para as apresentações, que prometem encantar todo o público presente.

Foto da índia do Bumba-Meu-Boi de Axixá. Foto: Matheus Fotografia

“Estamos na expectativa para mais um ano de festa e, nesta temporada, iremos nos aquecer para comemorar os 60 anos do boi do próximo ano”, disse Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá.

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close