ELEIÇÕES

Braide vence eleição, mas Duarte foi quem conquistou capital eleitoral

o candidato do Republicanos registrou crescimento de 91,01% contra 39,77% de Eduardo Braide

O capital eleitoral conquistado pelo candidato Duarte Jr nas eleições 2020 pode lhe colocar na Câmara Federal em 2022, e lhe deixar na fila de espera para as eleições de 2024. Candidato do Republicanos quase que dobrou a votação do primeiro turno, registrando crescimento no segundo turno de 91,01% (mais de 103 mil votos) contra 39,77% (pouco mais de 77 mil votos) de Eduardo Braide.  diferença do crescimento de Duarte para Braide no segundo turno foi de 26 mil votos.

O pleito eleitoral deste ano foi disputado por candidatos sub-30 e sub-40, já que veteranos desistiram ou entraram apenas para competir. O candidato Eduardo Braide (Podemos) saiu vitorioso por ter conquistado um capital eleitoral em 2016 e mantido em 2018, o que favoreceu bastante na disputada de 2020, que o deputado do Podemos era o único que já havia disputado uma eleição para o executivo municipal. A experiência nos debates e o momento de bater forte, sem afobação, fez toda diferença, já que seu adversário apenas queria agredir.

Talvez se Flávio Dino e Duarte Jr tivessem sido um pouco menos arrogantes com seus aliados, o resultado poderia ter sido bem diferente. Mas os dois optaram pela esculhambação, baixaria e isso fez com que o eleitor nem saísse de casa, haja vista o grande número de abstenção. Com 100% das urnas apuradas, Duarte Jr (Republicanos) recebeu 44,47% dos votos válidos, contra 55,53% do adversário Eduardo Braide (Podemos). A diferença entre Braide e Duarte foi de 53.892 votos.

O candidato do Podemos saiu de 37,81% no primeiro turno para 55,53% no segundo turno, representando um crescimento de 39,77%. Já Duarte Jr, pulou de 22,15% no primeiro turno para 44,47% no segundo turno, registrando um crescimento de 91,01%. Um capital eleitoral inegável que Duarte conquistou para os próximos 4 anos.

Repetindo o feito de Eduardo Braide em 2016, Duarte Jr foi a grande revelação deste pleito, se colocando diante do próprio grupo político de Flávio Dino como a única opção para 2024, já que seu capital eleitoral é a prova dos nove.

Vamos aguardar os próximos capítulos, já que no Republicanos é difícil Duarte Jr continuar filiado, principalmente se ele decidir disputar uma das vagas para a Câmara Federal, levado em conta, que o presidente estadual Cléber Verde dificilmente abrirá mão de sua vaga. Muitas mudanças deverão acontecer, principalmente a postura de Duarte para os novos desafios.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo