Câmara Municipal aprova Projeto de Lei de autoria da vereadora Raquel Paixão que cria o Dia Municipal da Mulher Bequimãoense
Proposta institui data comemorativa no calendário oficial do município para reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres bequimãoenses.

A Câmara Municipal de Bequimão aprovou, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 03/2025, de autoria da vereadora Raquel Paixão, que institui o Dia Municipal da Mulher Bequimãoense. A data será comemorada anualmente em 17 de junho e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Bequimão.
De acordo com a justificativa apresentada no projeto, a criação de datas municipais voltadas à valorização das mulheres e ao reconhecimento de suas contribuições sociais, culturais, econômicas e políticas já é uma prática adotada por diversos municípios brasileiros. Com a aprovação da proposta, Bequimão passa a integrar esse movimento de valorização e reconhecimento do papel feminino na sociedade.
Segundo a vereadora Raquel Paixão, o Dia Municipal da Mulher Bequimãoense tem como objetivos reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres para o desenvolvimento social, econômico, cultural e político do município; promover ações de conscientização sobre os direitos das mulheres; incentivar o protagonismo feminino nos diferentes espaços da sociedade; estimular debates e atividades voltadas à promoção da igualdade de gênero; fortalecer políticas públicas de proteção e valorização da mulher; e ampliar ações de combate à violência contra a mulher.
Ao defender a proposta, a parlamentar destacou que a iniciativa busca reconhecer a relevante contribuição das mulheres para a construção e o desenvolvimento de Bequimão.
“O Dia Municipal da Mulher Bequimãoense nasce com o objetivo de reconhecer e valorizar a relevante contribuição das mulheres para a construção e o desenvolvimento do município. As mulheres desempenham papel fundamental em todos os setores da sociedade, destacando-se na educação, saúde, assistência social, agricultura, empreendedorismo, cultura, serviço público e participação comunitária”, justificou a vereadora.
Além disso, a iniciativa busca homenagear as mulheres bequimãoenses que, ao longo da história, contribuíram e continuam contribuindo para o progresso do município, servindo como referência e inspiração para as futuras gerações.
Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para o Poder Executivo, responsável pela análise e eventual sanção da proposta.



