PERSONALIDADE

Câmara Municipal de São Luís tem Selo ISO 9001 renovado

Desde 2019, a Câmara Municipal entrou em outro patamar administrativo

A Câmara Municipal de São Luís contabiliza mais uma grande conquista, nesta semana. Para coroar o trabalho realizado na gestão do vereador Osmar Filho (PDT), a 4ª Casa Legislativa mais antiga do Brasil, teve a certificação referente à ISO 9001, renovada, garantindo padrões de qualidade e melhoria contínua no desempenho da instituição ludovicense.

De acordo com o gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, o parlamento de São Luís configura-se como a terceira Casa Legislativa do país, junto com as das capitais Salvador (BA) e Manaus (AM), a possuir essa certificação.

Segundo Bruno, essa conquista faz parte de todo um processo do Sistema de Gestão da Qualidade, uma solicitação do presidente Osmar Filho, para que fosse implantado esse sistema de gestão, com o objetivo de obter a certificação ISO 9001.

“No ano de 2019, obtivemos a certificação, fizemos o trabalho de implantação e, em fevereiro de 2020, realizamos a auditoria externa e obtivemos o certificado. Mas, dentro desse processo, ele não morre com a certificação, já que existem as auditorias de manutenção. Ou seja, a cada ano a empresa volta, para ver como é que está o andamento do processo de implantação do sistema de gestão. E, hoje, passamos por mais uma etapa, que é a auditoria de manutenção, na qual logramos êxitos e obtivemos a recomendação para manter nosso sistema da qualidade certificado”, descreveu Bruno Lima.

De acordo com Bruno Lima, a renovação do certificado ISO 9001 atesta o bom trabalho que vem sendo feito na gestão de Osmar Filho. A implantação do sistema sinaliza para a sociedade, que, do ponto de vista da administração pública, a Câmara tem um processo organizado, embora nem tudo seja perfeito. Mas, a gestão do presidente Osmar Filho, tem uma metodologia de trabalhar para tratar da resolução desses problemas.

Por tanto, a certificação ISO 9001 garante que a empresa, seja ela pública ou privada, tenha um sistema de gestão capaz de atender às necessidades de seus clientes, nesse caso, a Câmara Municipal, os vereadores e, também, a sociedade ludovicense.

Investimento em Modernização

A certificação ISO 9001, é resultado de uma ação inédita na Câmara de São Luís, fruto das diversas ações de modernização administrativa, implementadas por Osmar Filho desde que assumiu a presidência da Casa, em 2019.

No início da gestão, Osmar implantou novas ferramentas de Comunicação; lançou o aplicativo da Câmara; instituiu a transmissão ao vivo, via Internet, das sessões ordinárias e de outros eventos promovidos no Plenário; tradução simultânea em Libras, das sessões; recuperação da estrutura física da sede da Poder; além de nomear e empossar aprovados no primeiro concurso público da história da Câmara.

Fotos: Paulo Caruá

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo