LEGISLATIVO

Deputada Mical Damasceno sai em defesa de colega acusado de violência doméstica

Parlamentar critica movimento feminista e minimiza acusações contra deputado investigado por agressão à ex-esposa

A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) para defender o deputado Dalton Arruda, que enfrenta acusações de violência doméstica contra sua ex-esposa. Durante seu pronunciamento, Mical afirmou que “Deus perdoou” o colega e criticou o movimento feminista, alegando que há uma “guerra contra os homens”.

A fala da deputada gerou reações de parlamentares e movimentos sociais, que consideraram sua postura uma afronta às vítimas de violência doméstica. Representantes de grupos feministas se reuniram com a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale, para cobrar medidas contra Dalton Arruda. “Hoje foi um dia de escuta, diálogo e compromisso”, afirmou Iracema.

Histórico do caso

Dalton Arruda foi preso em flagrante em novembro de 2021, acusado de invadir a residência da ex-esposa e descumprir medidas protetivas. A denúncia inclui agressões físicas e psicológicas. Inicialmente, sua prisão foi convertida para domiciliar com tornozeleira eletrônica, mas posteriormente ele voltou ao regime fechado.

Em 2023, áudios vazados atribuídos ao deputado revelaram supostas ameaças de morte contra a ex-esposa e ataques a uma magistrada. Apesar das acusações, Arruda concorreu as eleições para deputado estadual e atualmente responde aos processos em liberdade.

A defesa pública feita por Mical Damasceno ocorre em um momento em que cresce a mobilização social para que parlamentares investigados por crimes de violência doméstica sejam afastados de seus cargos. As investigações sobre o caso continuam.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo