Desespero: Oposição tenta barrar candidatura de Zé Martins usando a mesma “Ladainha”
Por incrível que pareça, o grupo opositor usou essa mesma "Ladainha" em 2008 e 2020. Justiça Eleitoral rejeitou o pedido por duas vezes
O grupo oposicionista em Bequimão joga “açúcar” no chão na tentativa de “animar” suas poucas formiguinhas, usando o artifício de que irá impugnar a candidatura de Zé Martins (MDB-15). Após o lançamento da candidatura e o início da campanha do candidato a prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), o grupo opositor, já todo esfacelado, inicia novas perseguições, mas com velhas manobras, que já foram rechaçadas duas vezes pela Justiça Eleitoral.
Um dos pedidos de impugnação (é importante destacar que é um PEDIDO. Ainda não houve despacho em relação a essa ação) alega a ausência de uma certidão de objeto e pé no registro de candidatura de Zé Martins, um documento que, conforme a legislação eleitoral, pode ser anexado na fase de diligência. O segundo requerimento de impugnação volta a insistir na existência de uma suposta “irmandade socioafetiva” entre Zé Martins e o atual prefeito João Martins, seu primo, repetindo um argumento que já foi negado por duas vezes em processos eleitorais passados.
Essa não é a primeira vez que a oposição tenta utilizar a tese de laços socioafetivos para impedir uma candidatura do único grupo políticoque tem trabalho consolidado em Bequimão. Em 2008, Zé Martins enfrentou um pedido de impugnação sob a alegação de que seria “filho socioafetivo” de Juca Martins, então prefeito, mas a Justiça Eleitoral decidiu a favor de sua candidatura. Em 2020, uma tentativa similar foi feita contra a candidatura de João Martins, também sem sucesso.
Prevendo uma quarta derrota consecutiva nas urnas, o grupo opositor tenta manter os poucos eleitores que ainda restam, divulgando Fake News contra o candidato Zé Martins, como forma de alimentar as esperanças, daqueles que ainda insistem em caminhar com eles, mesmo desconfiando de seus “aliados”.
O comando da campanha de Zé Martins afirmou, em nota na noite desta quinta-feira (23), que essas novas impugnações não passam de uma manobra desesperada da oposição, que, diante da falta de apoio popular, busca retirá-lo da disputa eleitoral por meio de processos judiciais, mesmo sabendo que já perderam por duas vezes usando a mesma tese. “Essas perseguições e impugnações já eram esperadas. Sabemos que, sem votos suficientes, a oposição tenta novamente, pela terceira vez, impedir a continuidade do trabalho de Zé Martins”, declarou o comando de campanha do candidato.
O time jurídico de Zé Martins informou que, assim que for intimado, apresentará a resposta à Justiça Eleitoral, comprovando a inconsistência e a falta de fundamento dos argumentos apresentados nas impugnações. A expectativa do comando da campanha é que a Justiça Eleitoral mantenha o mesmo entendimento das eleições anteriores, permitindo que Zé Martins continue sua campanha, já que a cada dia cresce seu apoio popular.
As tentativas de impugnação foram recebidas com surpresa pelos apoiadores de Zé Martins, que veem o ato como uma clara perseguição contra candidatura, que tem demonstrado força desde seu anúncio para a população de Bequimão.