ELEIÇÕES

Duarte Júnior mudou a cor da pele nas eleições 2020

O candidato a prefeito do Republicanos, tentou enganar a justiça eleitoral

Em São Luís-MA, o candidato a prefeito pelo Republicanos Duarte Júnior faz parte do nada seleto grupo de 21 mil candidatos no Brasil que mudaram a cor da pele de uma eleição para outra, como foi apontado no debate da TV Guará pelo também candidato Franklin Douglas (PSOL).

A mudança na cor de Duarte Júnior pode ser conferida nos registros dos dois pleitos, de 2018 quando concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PCdoB, e o deste ano, quando pleiteia o executivo municipal em São Luís.

Duarte deixou de ser branco e passou a pardo justamente quando cresceu a pressão social por uma legítima representatividade de pessoas não brancas nas disputas eleitorais e uma ação movida pelo PSOL foi acatada pelo Supremo Tribunal Federal e mudou o cálculo para a divisão do fundo eleitoral de financiamento de campanha (FEFC), beneficiando diretamente candidatos autodeclarados negros e pardos.

Duarte Júnior não parece, entretanto, ter se reconectado com supostas raízes, mas feito uma manobra para conseguir mais dinheiro e tempo de TV para sua campanha se apropriando de uma etnia em que não se encaixa nele.

A justiça eleitoral deveria agir urgentemente para rever seu registro de candidatura, já que Duarte Jr cometeu um ato não muito republicano.

Por Leandro Miranda

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo