ELEIÇÕES

ELEIÇÕES 2020: Onda Bolsonaro derreteu em 24 meses no Brasil

O maior fenômeno das eleições em 2018, se tornou o miar fracasso em 2020

A realidade imposta pelas eleições de 2020 ficou longe das expectativas da família Bolsonaro. O primeiro tombo foi o número de votos angariados por Carluxo, que ficou em segundo lugar entre os candidatos a vereador do Rio de Janeiro, com 71 mil votos, 35 mil a menos do que em 2016. Até domingo (15), a aposta do Clã Bolsonaro era que o filho 02 do presidente teria entre 150 mil e 200 mil votos. Ficou bem distante da realidade.

Segundo pessoas próximas, a eleição de Rogéria Bolsonaro, mãe dos filhos Flávio, Carlos e Eduardo, ex-esposa de Jair Bolsonaro, também era dada como certa no núcleo familiar. Aliados dos Bolsonaro no Rio de Janeiro, porém, creditam o fracasso à falta de empenho dos próprios herdeiros. Ela ficou na 229ª posição entre os candidatos à Câmara Municipal da capital carioca. A onda Bolsonaro de 2018 derreteu em 24 meses.

Para parte da base bolsonarista, o trio acreditou que o sobrenome e o parentesco seriam suficientes para eleger Rogéria. Alguns apoiadores relataram que esperaram ligações dos filhos solicitando mobilização em favor da mãe, mas o contato não veio. Também apontaram que Flávio e Eduardo não foram à capital fluminense fazer agendas presenciais com Rogéria, que panfletava sozinha nas ruas da capital fluminense. A atuação se limitou a lives e pedidos de votos nas redes sociais.

No restante do Brasil, os candidatos bolsonaristas amargaram derrotas acachapantes, o que mostra a queda de Bolsonaro em todo pais. Nas grandes capitais, Bolsonaro foi humilhado nas urnas, como por exemplo em São Paulo, onde seu candidato ficou na quarta colocação. No Rio de Janeiro, Crivela deve sofrer uma derrota humilhante para Eduardo Paes. Nos demais estados, o bolsonarismo não funcionou nem para o legislativo e muito menos para o executivo.

Por Bela Megale (O GLOBO)

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo