Encerramento da XII Semana do Bebê Quilombola celebrou conquistas históricas para a primeira infância
O evento foi iniciado em 2013 e este ano completou 12 anos, com várias conquistas e prêmio ao prefeito João Martins
O encerramento da XII Semana do Bebê Quilombola, promovida pela Prefeitura de Bequimão no último sábado (30), celebrou sete dias de ações voltadas à primeira infância das comunidades quilombolas, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito João Martins com a inclusão social e a valorização cultural. Durante a solenidade na Praça da Matriz, o atual gestor destacou as conquistas históricas alcançadas pelo município, como os Selos Unicef e Mais Quilombola, além do reconhecimento nacional pelo Projeto ImunizaSUS.
“A Semana do Bebê Quilombola é a demonstração prática de que cuidar das nossas crianças é investir no futuro de Bequimão. Recebermos esses reconhecimentos em nível nacional e estadual nos enche de orgulho e nos motiva a seguir garantindo direitos e promovendo justiça social para as famílias quilombolas”, afirmou João Martins.
O projeto, realizado pelo município de Bequimão em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Josué Montello e Instituto Formação, alcançou resultados expressivos, como mais de 110 ações voltadas para imunização, sustentabilidade, valorização cultural e inclusão social. “Chegamos ao final desta Semana do Bebê Quilombola celebrando o pioneirismo de Bequimão. O município demonstra que as comunidades quilombolas podem e devem ser protagonistas na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. É um exemplo que inspira todo o Brasil”, afirmou Ofélia Silva, chefe do Escritório do Unicef no Maranhão.
Zé Martins, idealizador da Semana do Bebê Quilombola e prefeito eleito em 2024, reconheceu o avanço e a continuidade do projeto sob a gestão de João Martins. “Quando criamos essa iniciativa, o objetivo era transformar vidas, e é gratificante ver que isso se concretizou e foi ampliado. O prefeito João Martins deu continuidade ao projeto com excelência, como vimos na entrega da escola da comunidade de Águas Belas e nos reconhecimentos que Bequimão tem recebido em todo o Brasil”, reforçou o futuro gestor.
Além das atividades voltadas à primeira infância, a XII Semana do Bebê Quilombola incluiu a aula inaugural da educação quilombola, reconhecimento e premiação das escolas pelo Unicef, além da inauguração do serviço de reforma e ampliação da escola da comunidade quilombola de Águas Belas, anexo da Escola Miguel Martins Lemos, no Quilombo Ariquipá. O evento foi encerrado com brincadeiras tradicionais, atrações culturais e a posse simbólica do Bebê Prefeito 2024-2025, celebrando o legado de um município que continua escrevendo sua história com inclusão, equidade e valorização de suas raízes.
Prestigiáram o evento vereadores Professor Ivaldo (Presidente da Câmara), Vadico Barbosa e Gordo do Quindíua, secretários Janaína Pereira (Igualdade Racial), Edimilson Pinheiro (Cidadania), Sidney Bouéres (Administração e Finanças), Rodrigo Martins (Cultura e Turismo), José Orlando (Planaejamento), Ramone Araújo (Saúde), Sinara Almeida (Educação), prefeito eleito Zé Martins, o Coordenador do Movimento Quilombola (MOQBEQ), Fábio Silva, a Primeira Dama, Jannice Martins, além de Ofelia Silva (chefe do escritório do UNICEF no Maranhão), Glaucilene Oliveira (comunicadora social do UNICEF no Maranhão), Anelise Timm (oficial especialista em primeira infância do UNICEF no Maranhão) e a professora Claudeth Ribeiro (Fundação Josué Montello) e a Professora Regina Cabral (diretora do Instituto Formação), parceiro implementador do Selo UNICEF e Selo UNICEF + Quilombola, no Maranhão.