EDUCAÇÃO

Estácio São Luís comemora 20 anos do curso de Jornalismo

Programação de aniversário terá palestra do apresentador da Rede Globo Fábio William

O Brasil de 20 anos atrás pode ser lembrado por meio de livros, fotografias, relatos históricos e arquivos guardados para a posteridade. E quando pensamos no país em que vivíamos em 2001, é no jornalismo que podemos encontrar fontes de pesquisa que falavam sobre a realidade daquela época.

A própria comunicação em si mudou e inúmeros jornais impressos, telejornais e  programas de rádio, que até então eram as principais formas de se informar, passaram a ter outro “concorrente”: a internet.

O jornalismo encontrou na tecnologia alternativas para otimizar o processo de apuração, produção e transmissão da notícia, onde a informação passou a ser instantânea ao redor do planeta.

Foi nessa época que a capital do Maranhão, São Luís, ganhou o primeiro curso de Jornalismo em uma instituição privada. “Em 2001, a sociedade e o mercado ganharam muito, quando do nascimento curso de Jornalismo da Estácio, principalmente, porque o curso, à época, eliminou as lacunas de escassez de mão de obra qualificada no jornalismo local, e ainda, proporcionou o acesso das pessoas que desejavam ser jornalistas à profissão”, relata a professora Lila Antoniere,, Coordenadora do Curso.

Em vinte anos de história, o curso de jornalismo da Estácio São Luís formou muitos dos grandes nomes da comunicação maranhense. Basta ligar a tv em algum jornal local, procurar nas agências de comunicação da cidade ou ainda sondar pelo Brasil, que os egressos do curso de Jornalismo da Estácio São Luís têm em comum histórias de sucesso para contar. A jornalista Dalva Rêgo trocou o curso de Letras pelo jornalismo e nunca se arrependeu. “Lembro que, quando veio a notícia da existência do curso, aquilo surgiu como uma oportunidade ímpar para diversas pessoas que, como eu, sonhavam em estudar Jornalismo numa instituição particular de confiança e com uma excelente estrutura, sem precisar sair do Maranhão. Centenas de jornalistas saíram das salas de aula da Estácio São Luís. Alguns dos que mais admiro, inclusive”, ressalta Dalva.

A jornalista atuou na principal emissora de televisão da cidade durante muitos anos, mas a surpresa veio anos depois de formada, quando ela começou a trabalhar na agência de comunicação que faz a assessoria de imprensa da Estácio. “Foi um grande presente. Senti como uma retribuição. Colaborar com a imagem institucional da Estácio foi algo que muito me honrou, até pela grandiosidade e pelo peso que tem o nome da instituição.”, conta Dalva, que atualmente é Chefe da Comunicação da Defensoria Pública do Maranhão.

Programação online celebra os 20 anos do curso

A coordenação do curso de jornalismo preparou uma programação especial na semana do aniversário com oficinas ministradas por ex-alunos que atuam como docentes, e no mercado de comunicação. Na quarta-feira será o minicurso “Como montar um projeto de pesquisa para o TCC”, com as jornalistas Marina Gama e Sammyla Maciel. Na quinta-feira a jornalista Tamara Santos traz o minicurso “Copywriting criativo: para além do lead jornalístico”.

O jornalista da Rede Globo Fábio William será o convidado da noite de abertura, na sexta-feira, dia do aniversário do curso. O apresentador fará uma palestra sobre a importância do jornalismo na sociedade contemporânea.

A programação encerra com a exibição de documentário produzido pelos alunos de jornalismo estagiários do Nucom – Núcleo de Comunicação da Estácio. Toda a programação será online e gratuita, para o público externo participar basta acessar o link disponibilizado na Bio do Instagram do Nucom (@nucomestaciojornalismo). Já os alunos devem se inscrever pelo sistema acadêmico da Estácio – SIA.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo