ALUNO

Estudantes de Paraibano visitam a Assembleia Legislativa

São estudantes da rede pública municipal da cidade de Paraibano-MA

Estudantes do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, do município de Paraibano, visitaram as instalações da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (28). A convite do deputado Neto Evangelista (DEM), eles conheceram a estrutura da Casa e participaram de uma palestra na Escola do Legislativo, onde assistiram a um vídeo institucional sobre a estrutura e o funcionamento do Parlamento maranhense. Ao término da visita, durante encontro no Plenarinho, o deputado Neto Evangelista fez questão de saudar a comitiva de visitantes, cerca de 50 pessoas, entre estudantes e professores.

“A visita de todos vocês a esta Casa é muito importante, porque serve para que a nossa juventude tenha um contato direto com o Parlamento e isto é uma forma de fomentar o pleno exercício da cidadania”, afirmou Neto Evangelista, frisando que não é a primeira vez que alunos de escolas de Paraibano visitam a Assembleia Legislativa.

Para o deputado, o contato direto dos estudantes com a casa legislativa deve ser sempre estimulado, para ampliar o conhecimento sobre a democracia, a atividade política e a participação da sociedade na discussão de temas de relevância para o Estado.

Acompanhado dos professores e da diretora-adjunta da escola, Simônia Maria da Cruz, os estudantes conheceram, inicialmente, o Salão Nobre, onde fica, aberta à visitação pública, a Galeria de Ex-presidentes da Casa. Eles também visitaram a Sala das Comissões, o Plenário Deputado Nagib Haickel e a Galeria, de onde acompanharam o início da sessão solene realizada, a pedido do deputado Bira do Pindaré (PSB), em homenagem à cultura popular do Maranhão.

Durante toda a visita, os estudantes receberam explicações, conheceram o funcionamento da Casa, formularam perguntas e esclareceram dúvidas. No Auditório da Escola do Legislativo, um representante do Cerimonial e outro da Escola do Legislativo responderam a perguntas e esclareceram os trâmites de votação e aprovação de Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos.

A professora Laudeci Dantas destacou a importância da visita para o aprendizado dos alunos. “Esta visita foi de grande importância para os alunos, que puderam vivenciar a rotina de uma Casa tão importante como a Assembleia Legislativa”, assinalou.

O estudante Bruno Rafael frisou que visitas como essa fortalecem o conhecimento dos alunos. “Por meio dessa visita, eu pude perceber como o conhecimento adquirido em sala de aula, na disciplina sobre política e filosofia, aplica-se, na prática, a uma Casa legislativa”, frisou.

A estudante Lara Kamylly também demonstrou satisfeação com a visita: “Foi muito bom, porque aqui a gente aprendeu muito e pudemos tirar muitas dúvidas. Foi uma experiência extraordinária para todos nós”, afirmou Kamylly.

Ao final da visita, o deputado Neto Evangelista reforçou a importância de integrar os estudantes com a atividade parlamentar, viabilizando uma visão de aspectos da democracia participativa e preparando-os para o pleno exercício da cidadania.

“Estas visitas à Casa do Povo são muito importantes, porque a nossa juventude precisa ser estimulada a participar da vida pública. Não há democracia sem participação. E os nossos jovens precisam se engajar nesse processo, de forma direta e consciente”, salientou Neto Evangelista.

A professora Simônia Maria da Cruz disse que ficou bastante feliz com a visita: “Foi uma manhã enriquecedora para nós professores e para os alunos da nossa escola. Agradecemos ao deputado Neto Evangelista por esta oportunidade e, acima de tudo, parabenizamos a Assembleia Legislativa pela maneira carinhosa como nos recebeu”, ressaltou a professora Simônia da Cruz.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo