MARANHÃO

Guimarães-MA: Governo do Maranhão vai pavimentar estrada que liga a praia de Araoca

A pavimentação asfáltica de 19 quilômetros vai beneficiar outras comunidades da região, como Damázio e Genipaúba

O Governo do Maranhão segue firme na parceria municipalista e o compromisso desta vez foi com Guimarães, cidade do Litoral Ocidental do estado. Será feita a pavimentação asfáltica da Estrada da Araoca, beneficiando toda a população da baixada. O governador Carlos Brandão esteve no munícipio neste domingo (23) para assinar a ordem de serviço para a execução das obras, que irão impulsionar o turismo, gerando emprego e renda na região.

Ao todo, será pavimentado um trecho de 19 quilômetros de estrada que se estende da entrada da MA-305 até a Praia de Araoca. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O investimento é de R$17 milhões.

“A assinatura desta ordem de serviço é um sonho realizado. Há mais de 50 anos a população esperava por essa estrada. O nosso compromisso é fortalecer o turismo na região, a piscicultura, e isso só é possível com o apoio do Governo do Estado, fazendo com que a região da Floresta dos Guarás, que tem um grande potencial turístico, se desenvolva, gerando muitos empregos”, asseverou o governador Carlos Brandão.

O prefeito Osvaldo Luís Gomes (PDT) destacou a importância da pavimentação da estrada para o município. “Essa estrada vai transformar a vida das pessoas, pois além de melhorar o acesso à Praia de Araoca, vai beneficiar diversos povoados que ficam ao longo dela, gerando novas oportunidades de emprego e dando uma vida mais digna para a população”, afirmou.

Obras de pavimentação

A estrada que dá acesso à Praia de Araoca é de terra batida e o tráfego fica difícil durante o período de chuvas. O projeto que será executado pela Sinfra vai implementar a infraestrutura viária necessária para o deslocamento na região.

A pista principal será construída com uma largura de 6 metros, atendendo aos padrões de segurança e fluidez do tráfego. Serão disponibilizados acostamentos dos dois lados da estrada, com o objetivo de proporcionar áreas de escape em caso de emergências e garantir uma maior segurança aos usuários. A obra incluirá a implementação de um sistema de drenagem eficiente, permitindo o escoamento adequado das águas pluviais e prevenindo problemas de alagamentos e erosão ao longo da estrada.

A sinalização será amplamente contemplada para garantir a orientação adequada dos condutores, contribuindo para uma circulação mais segura e organizada. Desta forma, a estrada proporcionará uma rota mais eficiente para o turismo e para a população local.

População celebrou a obra

A população de Guimarães comemorou a pavimentação da Estrada de Araoca. “Graças a Deus e ao governo essa pavimentação vai ser realizada. Essa obra é de grande importância para o turismo, a cidade vai melhorar muito, pois vai gerar renda para os moradores”, disse o aposentado Janilson Schalalcher.

A aposentada Domingas Araújo disse que a nova estrada vai melhorar o trabalho dos pescadores. “É daqui dessa praia que sai o sustento se muitas pessoas, os pescadores, os comerciantes, então, é muito importante essa pavimentação. E para quem mora na praia vai valorizar muito todas as casas”, comentou.

Incentivo ao turismo

O projeto tem o objetivo de melhorar a infraestrutura viária da região, estimular o turismo a e o comércio local, a valorização imobiliária, gerando emprego e renda para a população. A implantação da pavimentação da Estrada da Araoca terá um impacto significativo no aspecto socioeconômico da região, pois proporcionará a geração de empregos diretos e indiretos, criando oportunidades de trabalho para a contratação de mão de obra local, incluindo trabalhadores da construção civil, operadores de máquinas, motoristas de caminhões, entre outros.

O município de Guimarães fica situado no litoral da Amazônia Maranhense, na Floresta dos Guarás, por isso, a obra também faz parte do projeto denominado “Portal dos Guarás”, destacando sua importância estratégica para o desenvolvimento do turismo na região.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo