ESPORTE

Histórico: pela primeira vez três clubes maranhenses avançam juntos para a segunda fase da Copa do Brasil

Desde o início da primeira edição da Copa do Brasil, o Maranhão sempre teve representantes na competição nacional

A primeira edição da Copa do Brasil aconteceu em 1989 e teve como campeão o Grêmio-RS. A competição sempre foi realizada nos moldes da Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, Copa da Escócia, entre outras competições internacionais. Desde 2018, a CBF fez algumas mudanças e adotou a primeira fase com jogo único, tendo vantagem o visitante por conta do ranking. A Copa do Brasil é literalmente o campeonato mais brasileiro de todos campeonatos, onde reúne times de vários lugares do Brasil, alguns desconhecidos, como foi o caso do Tuntum, time maranhense com apenas 8 meses de vida, mas que já faz história ao eliminar o Volta Redonda-RJ.

Em 2000, Sampaio e MAC chegaram juntos na segunda fase da Copa do Brasil. MAC avançou e Sampaio caiu diante do América-RN.

Dos times maranhenses, apenas Sampaio e MAC chegaram a terceira fase da competição. O Sampaio por ter sido campeão da Copa do Nordeste em 2018, já teve a oportunidade de disputar as oitavas de final em 2019 quando foi eliminado pelo Palmeiras. Moto por exemplo já chegou a segunda fase apenas três vezes (2003, 2005, 2015 e 2022). Os demais clubes maranhenses apenas disputaram a primeira fase e foram eliminados. Este ano, o Maranhão entrou para a história da Copa do Brasil, ao ter todos seus representantes classificados para a segunda fase. Algo inédito durante esses 33 anos de Copa do Brasil.

O primeiro a escrever sua história na Copa do Brasil 2022 foi o caçulinha Tuntum, que venceu o Volta Redonda por 4 a 2 e agora vai pegar o Cruzeiro-MG. O segundo time maranhense a escrever seu capítulo este ano na Copa do Brasil foi o Moto, que no Castelão em São Luís venceu a Chapecoense por 3 a 2 e agora vai pegar a Tombense-MG. Já o Sampaio também passou de fase ao vencer o Operário-MT por 2 a 1 em Várzea Grande e agora vai pegar o vencedor de Portuguesa Carioca x CRB-AL.

Que na segunda fase Moto, Sampaio e Tuntum, tenham os mesmos desempenho e volte a engordar suas contas bancárias, já que na terceira fase, o prêmio gira em torno de R$1,9 milhão de reais. Estamos torcendo pelo bom desempenho dos clubes maranhenses.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo