CÂMARA DE SÃO LUÍS

Fátima Araújo entrega medalha Simão Estácio da Silveira a 3 personalidades da cidade

Há 23 anos a honraria reconhece o trabalho de quem prestou relevantes serviços à sociedade ludovicense

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), homenageou na noite desta quarta-feira (18), três personalidades que prestam relevantes serviços na capital maranhense, com a entrega da medalha Simão Estácio da Silveira.

A solenidade de entrega da honraria aconteceu na Villa Reale Buffet e foi marcada por uma noite de celebração e reconhecimento em prol do trabalho de diversos cidadãos e profissionais, que ajudam a desenvolver São Luís.

Noventa autoridades entre militares, políticos, intelectuais e líderes comunitários receberam a maior honraria da Câmara Municipal de São Luís, concedida há 23 anos reconhecendo o trabalho de quem prestou ou presta relevantes serviços à sociedade ludovicense.

Durante a cerimônia aconteceu um Baile em alusão aos 400 anos do Parlamento Municipal, uma das Câmaras mais antigas e históricas do Brasil.

Para a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), a noite marcou um momento de celebrar aqueles que contribuem com o avanço e desenvolvimento de São Luís. “É um grande momento, não só para quem recebe esta honraria, mas também para que entrega. Estou muito feliz em ter escolhido três grandes personalidades de São Luís, que prestam relevantes serviços ao povo ludovicense. É claro que tem muita gente que merece ser reconhecida, mas pelo regimento da casa, só podemos entregar a três pessoas por ano”, disse a vereadora Fátima Araújo.

A vereadora homenageou com a medalha Simão Estácio da Silveira, o delegado de Polícia Civil, Joviano Furtado de Mendonça (Delegacia de Costumes e Diversões Públicas); o médico Dr Marcos Pacheco (médico sanitarista, bacharel em direito, mestre e doutor em políticas públicas – e atualmente, Secretário de Estado de Politicas Públicas), que representado por Antônio Rodrigues Pacheco (seu pai) e o Tenente Coronel da Polícia Militar do Maranhão, Diniz Batista de Vasconcelos (Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PM/MA).

O anfitrião da Casa, o presidente Osmar Filho (PDT), fez um resgate histórico da honraria e destacou a atuação daquele que leva o nome da comenda.

“Uma comenda que registra a importante atuação de Simão Estácio da Silveira, o primeiro comandante do Parlamento e que muito fez pela cidade; hoje em seu nome, homenageamos diversos cidadãos que também ofertaram sua vida, sua função e seu serviço neste ano, em defesa de São Luís. Viva Estácio da Silveira e os agraciados desta noite”, declarou.

SIMÃO ESTÁCIO DA SILVEIRA

Patrono da Câmara Municipal de São Luís, Simão Estácio da Silveira foi um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão. Era de origem açoriana. Foi juiz da primeira Câmara de São Luís, procurador da conquista do Maranhão. Escreveu a obra “Relação Sumária das Cousas do Maranhão” (1619), publicada em 1624 em Lisboa, com o propósito de atrair colonos portugueses para a região.

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Osmar que presidiu a mesa diretora, acompanhado de vereadores, do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, no Maranhão (OAB-MA), Thiago Diaz e demais representantes dos Poderes Municipal, Estadual e Federal.

Por Tamara Cristina

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close