SAÚDE

Hospital Drº Genésio Rêgo promove ação alusiva ao Janeiro Roxo

Unidade de Saúde realiza um atendimento humanizado na capital maranhense

Em alusão a campanha de conscientização e combate a hanseníase, o Hospital Dr. Genésio Rêgo, unidade de saúde referência para o tratamento da Hanseníase, promoveu na última quarta-feira (17), uma ação alusiva ao Janeiro Roxo.

O evento contou com a presença de pacientes e acompanhantes, além de colaboradores da unidade de saúde localizada no bairro Vila Palmeira. No centro do debate, palestras pautaram assuntos importantes como a educação em saúde, além de distribuição de materiais informativos e campanhas de mídia.

A iniciativa teve o objetivo justamente de informar e alertar a população sobre a doença, os sinais e sintomas, bem como desmistificar preconceitos e promover o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Na ação também aconteceu um debate sobre o combate do estigma e a discriminação associados a hanseníase, promovendo a inclusão e a igualdade de direitos para as pessoas afetadas pela doença.

O encontro foi realizado pela equipe de saúde do setor de Dermatologia, com a participação de outros setores do Hospital. Representando o presidente Marcelo Duailibe (EMSERH), a Dra. Lilian Neves – assessora administrativa, também palestrou sobre o tema. A convite da direção da EMSERH, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), foi outra que também marcou presença.

CAMPANHA JANEIRO ROXO

É importante lembrar que a hanseníase tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, em caso de sinais e sintomas — manchas brancas na pele, dormência constante nas mãos ou nos pés, diminuição da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, entre outros — procure um serviço de saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados. A campanha de conscientização e combate a hanseníase é fundamental para reduzir a incidência da doença, garantir o acesso ao tratamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. Seja parte dessa campanha, informe-se e compartilhe informações sobre a hanseníase para ajudar a combater essa doença.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo