ELEIÇÕES

IBOPE: Rubens e Neto Evangelista empatam dentro da margem de erro em São Luís

Os dois estão na mesma situação de Madeira e Jeisael, empatados igualmente na medida do intervalo de confiança da estatística

Nova pesquisa de intenções de votos para prefeito de São Luís, realizada pelo Ibope a pedido da TV Mirante e divulgada nessa segunda-feira (21/09), apresenta pela primeira vez um empate técnico entre Neto Evangelista (DEM), Rubens Júnior (PCdoB), Carlos Madeira (SD) e Jeisael Marx (Rede) no primeiro turno.

Com margem de erro de 4 pontos percentuais, o levantamento mostra Rubens, Madeira e Jeisael possuem, respectivamente, 2% de intenção de votos. Mas com os quatro pontos percentuais para mais da margem de erro, eles vão a 6% de preferência. Neto Evangelista que aparece com 10% de aceitação, com a margem de erro para menos, fica com 6% e acaba empatando, tecnicamente, com o pelotão citado acima. A incógnita do resultado também alcança Bira do Pindaré que aparece com 5% e Adriano Sarney 4%, quando se leva em consideração a margem de erro da pesquisa.

Curioso mesmo é que, com essa margem de erro, fica claro que a pesquisa não tem a intenção de balizar o processo eleitoral na capital, uma vez que mesmo sabendo o quão embolada está a disputa por conta da medida do intervalo de confiança da estatística, prefere ocultar os índices de rejeição dos candidatos. Tal dado certamente ajudaria a apontar quais caminhos e sinais o eleitorado apresenta.

Sem a rejeição, por exemplo, não dá para medir se Braide foi ou não afetado pelo acordo negativo com o PSDB de Roberto Rocha que acabou tirando Wellington do Curso da disputa e prejudicando o processo democrático ao impedir que os eleitores do tucano tenham o direito de escolher.

O Ibope, investigado pela Operação Alaska por suspeita de pagamento de propina ao senador Renan Calheiros (MDB), deu sinais de que não quis se comprometer na corrida eleitoral da capital e se limitou apenas a dizer que Braide está disparado na frente dos demais que estão todos empatados. Ainda assim, os números apresentam dados duvidosos por tudo que ocorreu envolvendo o candidato do Podemos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo