EMPREENDEDOR NOTA 10

Lançamento de Portal de Notícias marca encerramento de Semana Jornalística

O encerramento da Semana Jornalística da Faculdade Estácio debateu um tema que está na onda da redes sociais, Fake News

A II Semana Jornalística encerrou nesta segunda-feira (04) no auditório da Faculdade Estácio, em São Luís. O evento serve para que os alunos tenham a oportunidade de se aproximar da prática jornalística do mercado de trabalho e discutir as teorias sobre o futuro da comunicação no Maranhão. Alunos, autoridades políticas, jornalistas e professores participaram da programação.

O tema deste ano foi sobre a fake news e a cobertura política das eleições de 2018. A programação foi realizada em dois dias.

A Semana abriu com uma palestra sobre cobertura política e eleições. O segundo dia foi marcado pelo lançamento do Portal de Notícias G7ma.com e debate sobre a fake news.

Diretor do  G7ma.com, João Filho, apresentando o projeto e o objetivo do Portal (Foto: Tarcísio Brandão)

Segundo o diretor geral, João Filho, o portal vem com uma proposta que vai fazer a diferença no jornalismo maranhense. “O portal é formado por profissionais sérios, que valorizam a sociedade e o profissionalismo. Nosso estilo de trabalho será pautar as notícias factuais, mas o diferencial estará nas reportagens especiais e artigos que serão produzidos. Além disso, nós vamos dar oportunidade para alunos se familiarizarem com o mercado de trabalho por meio de estágios,” disse.

Coordenadora do Curso de Jornalismo, Lila Antoniere destacando o sucesso da Semana Jornalística (Foto: Tarcísio Brandão)

Segundo a coordenadora do Curso de Jornalismo, Lila Antoniere, esse debate sobre fake news é necessário tanto para alunos quanto para profissionais.

“Nós seremos bombardeados com notícias falsas no período eleitoral deste ano. A gente precisa tomar cuidado e apurar bem as informações para não viralizarmos uma fake news. Se as notícias são verdadeiras, elas valem para o nosso público. Se são falsas, devemos repudiar”, destacou a coordenadora.

O professor Paulo Pellegrini, um dos medidores das palestras, tratou o tema fake news como um problema social que deve ser controlado.

Professor Paulo Pellegrini, além de mediar o debate, também mostrou que conhece os segredos do jornalismo (Foto: Tarcísio Brandão)

“É fundamental que os alunos comecem a despertar desde cedo o desejo de saber identificar essas notícias falsas, as técnicas que elas são feitas e quais são as armas que essas pessoas usam para disseminar uma fake news. Esse assunto começa a ser debatido na sala de aula, mas ele deve ganhar as ruas para que a população possa se defender desse problema social,” relatou.

Os estudantes da Faculdade Estácio também tiveram a oportunidade de oficinas durante a realização da II Semana Jornalística, além fazerem questionamentos aos palestrantes sobre o tema em debate.

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close