MARANHÃO

Macaxeira orienta boicote ao evento do PCdoB que homenageia Flávio Dino

Washington Luiz Oliveira deixou o cargo no TCE para ser subordinado ao governador Brandão

O Secretário de Representação Institucional do Maranhão em Brasília, Washington Luiz Oliveira, conhecido por Macaxeira, provocou uma nova crise dentro do PT-MA, ao insinuar um boicote. Ele pediu aos membros de sua corrente política, Construindo um Novo Brasil (CNB), que não participem do evento em comemoração aos 10 anos da eleição de Flávio Dino, que governou o Maranhão de 2015 a 2022.

O evento, que reunirá diversas lideranças políticas ligadas ao PCdoB e PT, além de movimentos sociais, o que simboliza o marco de uma década desde que Flávio Dino, com Carlos Brandão como vice, assumiu o comando do Maranhão.

Washington, que hoje é subordinado ao governador Brandão, justificou a orientação como uma medida para evitar o agravamento das tensões entre os partidos que sustentam o governo Brandão, do qual o PT é parte, tendo como maior liderança o vice-governador Felipe Camarão. “Não iremos contribuir para acirrar o racha dentro da base. Somos um partido nacional, e nossas decisões devem estar alinhadas ao projeto liderado pelo presidente Lula”, declarou Macaxeira em mensagem enviada a grupos internos de WhatsApp. Veja o print abaixo.

A fala de Macaxeira gerou repercussões intensas e acentuou a percepção de que o PT está dividido quanto ao apoio aos dois principais líderes políticos do estado. O PT que sempre foi rachado em fatias, agora mostra as cicatrizes da rachadura.

Apesar da orientação de boicote, o vice-governador Felipe Camarão, maior líder do PT no Maranhão, confirmou sua presença no evento, juntamente com seus aliados. O gesto de Camarão é visto como uma afronta direta a Washington e à corrente CNB, revelando uma disputa interna que pode enfraquecer a influência do partido tanto no governo estadual, quanto em futuras alianças.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo