EMPREGOS

Maranhão criou quase 3 mil vagas de emprego em junho

Maranhão é o 3º Estado que mais criou empregos com carteira assinada em todo o Brasil

O Maranhão criou em junho 2.807 empregos com carteira assinada, de acordo com dados do Caged, do Ministério do Trabalho. Foi o melhor mês de junho em sete anos para o Estado. É bom lembrar que os seletivos do Governo do Estado que são por CLT, também estão incluídos nas estatísticas.

Foi também o melhor desempenho em todo o Nordeste. E o terceiro melhor em todo o Brasil, atrás apenas de Minas Gerais e Mato Grosso. É claro que tirando os inúmeros seletivos realizados no Maranhão, os números poderiam ser bem piores, já que o número de empresas fechadas aumentou bastante no Estado.

Além disso, o Maranhão também destoa da média nacional. Levando em consideração todo o país, foram cortadas 661 vagas. Ou seja, enquanto o Brasil demite, o Maranhão contrata. Uma regra mais publicitária e virtual, que real, levando em conta que no Maranhão a informalidade é muito grande, mesmo trabalhando em empresas formais.

O setor que mais contribuiu para a geração de emprego em junho no Maranhão foi a Indústria de Transformação, seguida pela Agropecuária. Mesmo assim ainda é baixo o número de carteiras assinadas, levando em consideração as publicidades do Governo, que falam em crescimento e na grande maioria são empregos temporários, de obras curtas e serviços pequenos, no máximo 90 dias.

O Maranhão tem adotado diversos incentivos para atrair empresas e melhorar a produção. Isso tenta mostrar resultado em empregos, como mostra o Ministério do Trabalho. Mas todo esse incentivo veio após o aumento dos impostos no Maranhão e depois de muitas empresas quebrarem, demitindo muita gente, inclusive o comercio.

Do site Página 2

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close