BEQUIMÃO

Prefeitura de Bequimão-MA realiza XII Conferência Municipal de Assistência Social

Encontro realizado nesta quarta-feira (2) discutiu a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Com o objetivo de fortalecer a Política de Assistência Social do município, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (2) sua XII Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento que discutiu a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aconteceu no auditório da Colônia de Pescadores de Bequimão, no bairro Estiva. O encontro contou com a participação do prefeito João Martins; do vice Magal; de secretários, servidores, vereadores, representantes da sociedade civil e de instituições parceiras como o Ministério Público.

As conferências são espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários. Elas são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.

“Estamos aqui hoje nesta conferência para planejarmos estratégias, que vão ser discutidas em cinco eixos. E nada melhor do que discuti-las com a nossa sociedade. O nosso objetivo é que os nossos cidadãos possam demandar o que é de seu interesse, para que possamos ser cada vez mais assertivos no combate às vulnerabilidades sociais presentes em nosso município. Contamos com as boas ideias de todos, para que possamos avançar cada vez mais no nosso setor”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Josmael Castro.

A discussão em torno da reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. É através dela que o município reúne ações de proteção social voltadas à população bequimãoense, auxiliando no enfrentamento direto de suas dificuldades diárias. Uma atuação reconhecida pela justiça.
“Eu considero a Assistência Social um dos pilares para o município. Com um assistência forte, conseguimos diminuir muitas mazelas sociais, principalmente a criminalidade. Então, nós temos que cuidar dos nossos usuários e tratá-los com dignidade. Nós temos que olhar para essa base. Acredito que este local, de cabeças pensantes, que têm esse espírito de mudança, vai ser um espaço de discussões engrandecedoras para o nosso futuro e para o futuro do nosso município”, afirmou a promotora de justiça da Comarca de Bequimão, Raquel Madeira Reis.
O trabalho desses mecanismos de transformação social estiveram expostos no local da conferência, evidenciando a rotina de acompanhamento frequente realizado pelas equipes da assistência na sede e zona rural do município, por meio, por exemplo, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e também do programa Criança Feliz. “Saindo daqui com o SUAS que queremos, acredito eu que estamos dando a nossa parcela de contribuição, enquanto base, para que as coisas possam ser transformadas não só aqui, mas em todo o Brasil. Meus parabéns aos organizadores e espero que possamos sair daqui com encaminhamentos que sejam de interesse da nossa população”, completou o prefeito de Bequimão, João Martins.
Para o secretário de Administração de Bequimão, Sidney Bouéres, a XII Conferência Municipal de Assistência Social é um marco importante para a gestão avaliar como tem sido aplicado os recursos sociais e melhoar ainda mais os serviços no município. “Momento importante, em que a gestão se integra em conferência para discutir a aplicabilidade das políticas públicas na assistência social. Apontando todos os aspectos e anseios de como podemos melhorar, sempre com eficiência e responsabilidade nas aplicações dos recursos e serviços”, descreveu Bouéres.
Também participaram da XII Conferência Municipal de Assistência Social, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Antônio Corrêa; o presidente da Câmara Municipal, professor Ivaldo; a responsável pela palestra magna e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Annova Miriam Ferreira Carneiro; a representante dos usuários da Política de Assistência Social do Município de Bequimão, Raimunda Humbelina Penha Martins; além da vereadora Jany Matos e dos secretários municipais Zé Orlando Ferreira (Planejamento e Controle Interno), Rodrigo Martins (Cultura e Turismo), Sinara Almeida (Educação, Juventude, Esporte e Lazer), Ramone Araújo (Saúde), Sidney Bouéres (Administração) e Fábio Silva (Igualdade Racial).
Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo