LEGISLATIVO

Mesmo com 2 mil crianças fora da escola em São Luís-MA, Chaguinhas teve coragem de elogiar a gestão Braide na educação

Vereador de São Luís, que iniciou o mandato aliado do prefeito Braide, depois rompeu e agora volta ao colo do gestor ludovicense

O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), perde os cabelos da cabeça e a noção do que é certo ou errado. Bolsonarista de carteirinha, Chaguinhas iniciou 2021 aliado do prefeito Eduardo Braide, mas meses depois, após ser escanteado pelo gestor, acabou rompendo e se transformando no maior crítico de Braide na tribuna da Câmara de Vereadores de São Luís.

Separado de Eduardo Braide, Chaguinhas encontrou o ombro de Paulo Victor para se consolar. Mas a paixão pelo presidente da Câmara de São Luís, não durou muito tempo. Desde abril de 2023, Chaguinhas tem aberto sua caixa de ferramentas e descido o porrete em Paulo Victor, e aos poucos foi tentando reatar o namoro com Braide.

Já com novo romance entre ele e Eduardo Braide declarado, Chaguinhas passou a elogiar a gestão do prefeito de São Luís, participar de eventos promovidos pela Prefeitura e defender a gestão com unhas e dentes dentro e fora da Câmara. Para quem defendoa Bolsonaro, rasgar elogios a Braide é tarewfa fácil.

Na última terça-feira (19), Chaguinhas subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para falar sobre a Educação do município. Mesmo tendo 2 mil crianças fora da escola por falta de vagas, na capital maranhense, Chaguinhas ainda ssim, diz que Braide revolucionou a educação de São Luís nos últimos 32 meses de gestão.

“Nos últimos dois anos e nove meses, a gente não vê nenhuma ponderação positiva em relação ao Executivo Municipal, mas eu, como aliado, tenho que fazê-lo”, disse Chaguinhas, ressaltando que os demais vereadores cumprem seu papel como legisladores ao se pronunciarem sobre o que acreditam estar em desacordo com o que deveria ocorrer.

“Se nós pegarmos o período entre as administrações dos ex-prefeitos Tadeu Palácio e Edivaldo Holanda Júnior, nós temos 18 anos de mandatos. E aí, chegando aos dois anos e nove meses do prefeito Eduardo Braide, observa-se que a tônica da sua administração tem sido a educação”, falou o vereador, questionando sobre como um prefeito, em dois anos e nove meses, pode fazer uma revolução na questão das escolas, sem manutenção por quase duas décadas.

O mesmo Chaguinhas que cobrava atitude de Braide, agora diz que é inadmissível ter que fazer a recuperação de aproximadamente 170 escolas em um período de tempo tão curto. O aliado de Braide ainda diz que se isto ocorre porque os outros não fizeram a devida manutenção. Chaguinhas esqueceu, que Braide foi eleito para fazer o que os demais não fizeram.

“Se cada um fizesse a sua parte na Educação, nós estaríamos construindo mais escolas e, não, fazendo reforma e ampliação”, pontuou, acrescentando que as que já foram reformadas e/ou ampliadas receberam obras que vão do chão ao teto, deixando-as como novas.

O parlamentar ainda destacou que, na questão da educação, pode-se perceber que, em números, a gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) é melhor avaliada em relação às anteriores, porque segundo ele, muitas das escolas funcionavam em locais improvisados. “Faltam 76 escolas, das quais 20 estão em situação de extrema precariedade. Mas já foram reabilitadas 40″, destaca Chaguinhas, que se omite em dizer que a rede municipal de ensino de São Luís, contrata empresas para fornecer refeição balanceada, mas dá aos alunos biscoito seco com água tingida, requisitada pela nutricionista invisível.

Chaguinhas também levantou a questão da infraestrutura dos bairros, que segundo ele estava em estado lastimável, mas de acordo com Chaguinhas, o prefeito Eduardo Braide tem investido bastante, melhorando consideravelmente esta área, com obras de recuperação, ampliação e requalificação, solucionando problemas históricos de drenagem, recapeamento e trafegabilidade.

Chaguinhas faltou dizer, que Braide tem contrato várias construtoras para fazerem o mesmo serviço, com contratos milionários. O vereador de São Luís, ultimamente tem se perdido ao defender o indefensável. Primeiro criticava Braide e eologiava Bolsonaro. Agora passou a elogiar Braide, após derrota de Bolsonaro para Lula.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo