EMPREENDEDOR NOTA 10

Missão Expocapril rumo à Paraíba e Pernambuco

A Missão Expocapril levará produtores aos estados da Paraíba e Pernambuco

Pequenos empreendedores do campo da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense estão prestes a viver uma experiência única quando o assunto é conhecimento. Atendendo a uma solicitação de um grupo de criadores de ovinos e caprinos de diversas cidades das duas regiões, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, avalizou a realização da II Missão Técnica Expocapril no Sertão, que acontecerá na segunda quinzena do mês de agosto e será conduzida pela unidade regional do Sebrae em Pinheiro.

Nesta edição, a missão do Sebrae com os ovinocaprinocultores terá outro foco e também será ampliada: a expectativa é que 40 produtores participem do intercâmbio que passará por quatro cidades de dois estados brasileiros, Paraíba e Pernambuco. A caravana contará também com a participação de secretários municipais de agricultura e abastecimento e técnicos de prefeituras da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

As visitas técnicas serão organizadas com base em experiências de sucesso envolvendo projetos que trabalham o beneficiamento e aproveitamento dos produtos e subprodutos ligados à cadeia de ovinos e caprinos. Outro viés da missão será oportunizar aos produtores maranhenses a participação em eventos que objetivem a comercialização de animais, como a 6ª edição da Expoprata e a 3ª Exposição Nordestina de Cabras Leiteiras de Todas as Raças, que acontecem na Paraíba.

“Onde existir um empreendedor ou um grupo de empreendedores buscando conhecimento, lá estará o Sebrae cumprindo seu papel! Temos certeza de que, assim como na primeira edição, quando visitaram o estado do Ceará, esses empreendedores rurais voltarão desta nova missão transformados, trazendo benefícios não apenas para eles, mas sim para toda a região, uma vez que serão multiplicadores do conhecimento adquirido”, destacou o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins.

A ação é organizada pelo Sebrae e contará com a participação de 40 produtores da Baixada Maranhense e Litoral Ocidental.

 

Em 2017, a primeira edição da missão reuniu 35 empreendedores rurais, ligados à cadeia da ovinocaprinocultura, em uma iniciativa até então inédita. Quem participou, como o produtor Raimundo Nonato Aguiar, reforça que a ação só trouxe benefícios e conhecimento aos integrantes da caravana.

“Foi uma experiência única! Nós saímos daqui com um pensamento e retornamos com ideias completamente diferentes. Só aprendemos coisas positivas e quem foi, já começou a colocar em prática as inovações em suas propriedades. Ter mais uma oportunidade de conhecer novas experiências, técnicas e inovações será sem dúvida um divisor de águas na vida de todos que irão participar dessa nova missão”, acredita Aguiar.

Os participantes da missão são criadores que participam continuamente da Exposição de Caprinos e Ovinos da Baixada Maranhense (Expocapril) que vai entrar na 11ª edição, sob a realização da Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ). O evento, que já faz parte do calendário dos grandes eventos do agronegócio maranhense, acontecerá em novembro no município de Bequimão.

Programa Lider

A missão técnica dos ovinocaprinocultores à Paraíba e Pernambuco é a materialização dos resultados alcançados por meio do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), executado pelo Sebrae nos 11 municípios do Litoral Ocidental e que visa a organização da governança em favor do desenvolvimento territorial, por meio da aproximação de poder público, entidades empresariais, empreendedores urbanos e rurais e sociedade civil organizada dos municípios participantes.

“Entre as propostas elencadas pelos participantes do Lider Litoral Ocidental, referente ao eixo agronegócio, está a integração da região com a Baixada Maranhense, promovendo muito mais do que apenas um compartilhamento de informações, mas a criação de um ecossistema onde todos se ajudam e contribuem para o crescimento sustentável dos territórios. Por isso, a missão dos produtores que acontecerá em agosto contempla esse alinhamento e corrobora com o desejo dos que participam do programa e ajudam a construir uma nova realidade para a região”, aponta João Martins.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close