ALCÂNTARA

Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

A escola Barão de Grajaú é pioneira no projeto no município de Alcântara-Ma

Alunos da Escola Municipal Barão de Grajaú, localizada no povoado Agrovila Cajueiro, estão desenvolvendo o projeto Horta na Escola, criado pelo Sebrae-MA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e apoio de professores, servidores operacionais e moradores da comunidade (que contribuem com o adubo orgânico).

Segundo o professor Raimundo dos Remédios Araújo Tores, diretor da escola Barão de Grajaú, a horta serve para manter a qualidade na merenda escolar servida aos estudantes e angariar recursos para bancar despesas das festas comemorativas realizadas pelos alunos na escola.

Baseado no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que possibilita que estudantes aprendam de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores em vários seguimentos, a direção da escola trabalha 9 sub-temas com alunos do 1º ao 9º ano, cada série com um tema, mas apenas 2 temas sobre hortaliças estão sendo desenvolvidos pelos alunos e o resultado é bastante satisfatório.

De acordo com o diretor Raimundo dos Remédios, a ideia é que a educação de Alcântara atue como ferramenta transformadora desse aluno e incentive à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Para o prefeito Anderson Wilker, o projeto Horta na Escola, muda a rotina dos alunos, além de abrir novo horizonte, melhorando ainda mais a qualidade da merenda escolar. “Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. O aluno de Alcântara aprende não só matemática, português e geografia, mas, o valor de ser empreendedor” – destacou o prefeito.

O projeto Horta na Escola, realizado na Agrovila Cajueiro, produz cheiro verde, repolho, alface, rúcula, cebolinha e couve. Com o sucesso do projeto, pais de alunos já estão fazendo o mesmo em seus quintais com o incentivo de seus filhos que são alunos da escola Barão de Grajaú.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo