SOCIAL

Mutirão emite carteiras de trabalho no Maranhão

A ação, iniciada nesta terça-feira (6), será realizada até 16 de novembro, com previsão de entrega de mais de 3 mil carteiras de trabalho

A Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão (SRT-MA) participa do mutirão itinerante do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), para entrega de carteiras de trabalho no interior do estado. A ação, iniciada nesta terça-feira (6), será realizada até 16 de novembro, com previsão de emissão de mais de 3 mil carteiras de trabalho. A iniciativa é fruto de um convênio entre o Ministério do Trabalho e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e reúne vários outros órgãos e entidades.

Somente no período da manhã desta terça-feira foram entregues 140 carteiras na cidade de Centro do Guilherme, que tem 12.565 habitantes. No período da tarde foram atendidos os municípios de Governador Newton Bello, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão e Amapá do Maranhão.

Inicialmente serão atendidas as regiões de Alto Turi e Guripi, com foco prioritário na população feminina. O objetivo é facilitar o acesso das trabalhadoras de comunidades rurais às políticas públicas, por meio de emissão gratuita de documentos. Além de obterem a carteira de trabalho, as trabalhadoras também recebem orientação jurídica e demais serviços, resultando em inclusão social.

Segundo os organizadores, embora a prioridade do mutirão seja atender às mulheres, os homens, jovens e crianças também terão acesso aos serviços oferecidos: emissão de Carteiras de Identidades (RG) e consultas sobre a Previdência Social, atendidas pelo Instituto Nacional de Seguridade e Saúde (INSS).

Ministério do Trabalho

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close