MARANHÃO

O melhor abacaxi é produzido em Turiaçu-MA, mas São Domingos é quem ganhou o título de “Capital do Abacaxi”

Tá mais que provado, que a Baixada e Litoral Ocidental Maranhense estão carentes de parlamentares comprometidos com seu povo

Tem coisas que só acontecem no Maranhão. Um projeto de lei foi apresentado, votado e aprovado na Assembleia Legislativa dando o título de “Capital do Abacaxi” ao município de São Domingos. O problema é que disparadamente o melhor abacaxi do Brasil é produzido no município de Turiaçu-MA, no Litoral Ocidental Maranhense.

Já aprovado na Assembleia, o governador em exercício, desembargador Paulo Velten sancionou a Lei Nº 11.776/2022, originária do Projeto de Lei 516/2021, de autoria do deputado Ciro Neto (PP), que reconhece o município de São Domingos do Maranhão como a “Capital do Abacaxi”. Na verdade, Ciro fez o que os deputados da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense não fizeram: reconhecer seus produtores e produtos.

São Domingos do Maranhão é o maior produtor de abacaxi do Estado, com 28 milhões de frutos por ano, que correspondem a 1.400 hectares de área cultivada por cerca de 430 produtores. Mesmo assim, o abacaxi de São Domingos é infinitamente inferior em todos os aspectos ao cultivado em Turiaçu-MA.

O cultivo do fruto é uma das principais atividades econômicas do município de São Domingos, gerando emprego e renda para centenas de agricultores locais.

Em Turiaçu-MA, centenas de famílias vivem da produção de abacaxi, um dos mais saborosos do mundo. Abacaxi de Turiaçu é doce, saboroso, reconhecido por apreciadores do fruto e vendável em qualquer canto do Maranhão.

São Domingos pode até por lei ser a “Capital do Abacaxi”, mas na preferência do consumidor, o abacaxi de Turiaçu é o melhor do planeta.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!