PAÇO DO LUMIAR-MA

Paço do Lumiar: Palestra sobre violência contra idosos é tema de abertura da campanha Junho Violeta

Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), da Defensoria Pública do Estado do Maranhão foi a palestrante

Na tarde desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou a abertura do calendário de atividades da campanha Junho Violeta, que alerta para a conscientização e combate à violência contra os idosos.

A abertura aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), com uma palestra que teve como tema “Idadismo, Etarismo e Ageísmo: Formas de Violência baseadas no Preconceito e Discriminação Contra a Pessoa Idosa”.

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social Suely Abreu, é preciso monitorar e acabar com o estereótipo de que o idoso não tem mais possibilidades e lança um olhar sobre a questão debatendo os diversos tipos de violências que podem ser praticadas em torno disso. “Precisamos coibir a violência, inclusive de cunho velado ou involuntário por parte de familiares ou cuidadores, como restrições para a vida privada, na autonomia financeira, ou coisas equivalentes”, enfatizou Suely.

A palestra foi ministrada pela assistente social Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A técnica expôs ao público a importância de se entender a velhice como um processo natural, é uma fase de vida.

“O envelhecimento não pode ser alvo de preconceito ou discriminação. Não se pode alimentar a partir desta prática perspectiva negativa, e muitas vezes ponto de partida para a prática de outros tipos de violência contra as pessoas idosas, que podem ser de natureza física, psicológica e até financeira”, frisou Isabel.

“Eu parabenizo essa iniciativa, de conscientizar a população, a sociedade e as pessoas, de que é necessário proteger nossos idosos contra este estigma de invisibilidade. E dizer que o idoso, tem que ser respeitado, tem que ser acolhido, ter os seus direitos garantidos como preconiza o estatuto da pessoa idosa”, parabenizou Clécio Sandro Silva, presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos no Maranhão (CEDIMA), que esteve presente na abertura.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo