TEATRO

‘Pão com Ovo’ recebe Medalha João do Vale na Assembleia

Os melhores comediantes do Norte e Nordeste do Brasil

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (18), a entrega da Medalha do Mérito Legislativo João do Vale ao grupo de atores maranhenses da comédia “Pão com Ovo”. Durante a solenidade, presidida pela deputada Ana do Gás (PCdoB), o deputado Edson Araújo (PSB), autor da proposição, destacou a importância e o alcance do trabalho realizado pelos atores César Boaes, Adeilson Santos e Charles Júnior.

Em seu discurso, o deputado Edson Araújo foi enfático ao destacar a importância da produção artística do grupo para o entretenimento e o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão.

Ele afirmou que os três atores maranhenses conseguiram uma empatia muito grande dentro e fora do estado com o espetáculo “Pão com Ovo”, considerado atual fenômeno do teatro maranhense. Para o deputado, trata-se de um espetáculo teatral com opção de entretenimento, pelo talento artístico, versatilidade e capacidade de improviso desses três atores, que em cena se revezam em vários personagens.

Edson Araújo frisou que o sucesso da comédia “Pão com Ovo” não se restringe às fronteiras maranhenses. O espetáculo já foi encenado em outros estados brasileiros e até em Portugal, cujas plateias são sempre lotadas e contagiadas pelo humor dos três atores em cena, que representam arquétipos contemporâneos (presentes nos mitos, lendas e contos de fadas) comuns em toda sociedade atual, independentemente da nacionalidade.

O deputado observou que os homenageados, com uma estrutura de palco simples, o que facilita a montagem e o acesso a qualquer espaço cênico, já conseguiram apresentar de forma itinerante e com caráter popular a comédia “Pão com Ovo”, levando teatro gratuito para o público de diversas cidades do Maranhão.

“Os temas encenados levam as pessoas às gargalhadas e ao mesmo tempo as fazem refletir sobre questões sociais e classes emergentes. Desse modo, ressalta-se a importância da atuação dos atores da comédia “Pão com Ovo”, tendo em vista que o teatro é a forma de expressão artística mais antiga da humanidade, e que, ao longo dos séculos, além de entreter, visa também educar, formar, politizar, incluir e contribuir para a conscientização das pessoas sobre os mais diversos temas”, afirmou o deputado Edson Araújo, em seu pronunciamento.

AGRADECIMENTOS

No encerramento da solenidade, os três atores manifestaram agradecimento à Assembleia Legislativa, especialmente ao deputado Edson Araújo, e fizeram um breve relato de seus trabalhos. César Boaes disse que ficou muito honrado com a homenagem, por se tratar de um reconhecimento de uma instituição tão importante.

“O nosso teatro é um teatro popular e esta homenagem tem um significado todo especial, porque estamos sendo homenageados em nossa própria terra, por uma casa que representa o povo do Maranhão”, frisou.

O ator Adeilson Santos disse que, além da dedicação, o grupo trabalha com muita seriedade. “Estamos nessa luta há 21 anos e a nossa emoção é muito grande, porque nos dá a certeza de que, ao longo desse tempo todo, nós trilhamos o caminho certo”.

Charles Júnior declarou que a missão deste grupo de atores maranhenses é a de levar alegria para as pessoas. “Ficamos muito felizes com esta homenagem, porque é um reconhecimento de tudo que fazemos com muito trabalho e muito esforço. A gente rala muito para que as pessoas sejam cada vez mais felizes”, ressaltou.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close