ELEIÇÕES

Pesquisa Exata/JP exagra nos números para o Senado

Em pesquisa os números não podem ultrapassar os 100%, mas para o Senado a Exata exagerou e os números somados chegam a 200%

Na tentativa de confundir a cabeça do eleitor maranhense, a Pesquisa Exata/Jornal Pequeno exagerou nos números para o Senado. Somando os números da pesquisa, o resultado é vexatório. Nas regras de estatísticas e probabilidade os números não podem ultrapassar a margem de 100%, mas nas regras da Exata/JP chegam a 200%, como mostraremos abaixo.

As duas vagas para o Senado Federal nas eleições de 2018 prometem ser muito disputadas. As intenções de voto foram divulgadas nesta quarta-feira (25), pela pesquisa Jornal Pequeno/Exata. Mas os números são duvidosos e serie necessário uma fiscalização pelo órgão fiscalizador.

Em primeiro lugar, aparecem o senador Edison Lobão (MDB) com 24%, em segunda aparece Sarney Filho (PV), com 23%. Já Eliziane Gama (PPS) registrou 20% na pesquisa, o mesmo número de Weverton Rocha (PDT) que também pontuou 20%.

Em quinto lugar aparece José Reinaldo (PSDB) com 16%, seguido de Waldir Maranhão (PSDB) com 11%, a pesar de ainda não ter sido confirmado como candidato a senador. Alexandre Almeida (PSDB) aparece com 9%, Preta Lú (PSTU) pontuou com 4% e Saulo Arcangeli (PSTU) aparece com 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 71%. Agora vejam os cálculos dessa matemática.

Edison Lobão (MDB) ————————————————–  24%

Sarney Filho (PV) ——————————————————- 23%

Eliziane Gama (PPS) ————————————————– 20%

Weverton Rocha (PDT) ———————————————– 20%

Zé Reinaldo (PSDB —————————————————- 16%

Waldir Maranhão (PSDB ——————————————— 11%

Alexandre Almeida (PSDB) ——————————————- 9%

Preta Lú (PSTU)  ——————————————————- 4%

Saulo Arcangeli (PSTU) ———————————————–2%

NULO, BRANCOS & INDECISOS ——————————– 71%

_________________________

                      200% (Exagero total)

O exagero nos números passou despercebido pela má fé daqueles que engordaram queriam mostrar Weverton e Eliziane bem na Pesquisa, mas esqueceram da população. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA-06768/2018. A pesquisa ouviu 1.404 eleitores entre os dias 15 e 20 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos. Só que a margem de erro é 100%, basta calcular.

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar