MARANHÃO

Preço da passagem de van aumenta 25% na Região Metropolitana de São Luís; MOB não se manifesta

Mesmo sem reajuste oficial para o transporte semiurbano, vans elevam tarifas e pegam passageiros de surpresa

Os usuários do transporte alternativo na Região Metropolitana de São Luís enfrentam um aumento de 25% no preço das passagens de vans, sem qualquer manifestação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O reajuste ocorre mesmo sem mudanças oficiais nas tarifas do transporte semiurbano regulado pelo órgão.

A MOB, criada em 2015 durante a gestão do ex-governador Flávio Dino, tem entre suas funções a regulação do setor de mobilidade no estado. No entanto, a agência tem sido alvo de críticas, sendo apontada por especialistas e usuários como um órgão de pouca transparência e eficiência.

No início de março, a MOB, sob o comando do ex-deputado estadual Adriano Sarney, publicou uma portaria reajustando os preços das passagens intermunicipais. No entanto, após repercussão negativa na imprensa, o governador Carlos Brandão determinou a revogação da medida. Ainda assim, usuários relatam que, em algumas localidades, os aumentos foram mantidos.

O reajuste das tarifas também atingiu as vans que operam no transporte entre São Luís e cidades da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental. Segundo denúncias de passageiros, os valores foram elevados e permanecem inalterados. O mesmo ocorre nas linhas que ligam os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar ao Mercado Central, na capital, onde a tarifa subiu de R$ 4,00 para R$ 5,00.

A reportagem do G7 entrou em contato com a MOB no dia 3 de março, solicitando um posicionamento sobre o reajuste. No entanto, após 15 dias, o órgão não respondeu ao e-mail.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo