ALCÂNTARA

Prefeitura de Alcântara adere aos programas Criança Feliz e Prefeito Amigo da Pessoa Idosa

São programas importantes para a população do município de Alcântara que serão executados pela gestão municipal

O prefeito Anderson Wilker (PCdoB), assinou os termos de adesão aos programas federais Criança Feliz e Prefeito Amigo da Pessoa Idosa. A Prefeitura Municipal de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai implantar o programa “Criança Feliz”, do Governo Federal e visa envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Termo de adesão ao Programa Criança Feliz foi criado através da Portaria 17, de 22 de agosto de 2018.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância por meio de visitas periódicas de profissionais de saúde e da vara da infância. O município foi contemplado com mais 150 metas do Programa Criança Feliz que atenderá áreas da zona rural com visitações domiciliares que tratam sobre os direitos de crianças, e atividades relacionadas ao desenvolvimento infantil 0 a 3 anos (beneficiários do Bolsa Família) até 06 anos (Crianças com deficiência) e gestantes.

O projeto é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e foi lançado em outubro de 2016. Já a lista das famílias beneficiárias do bolsa família que receberão as visitas serão fornecida previamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento Pinho, até meados do mês de de abril deste ano, o município de Alcântara estará emitindo carteira de trabalho (o setor ficará na Secretaria Municipal de Desenvolvimento).

PROGRAMA NACIONAL PREFEITO AMIGO DA PESSOA IDOSA

Para ampliar as ações de serviços assistenciais, o prefeito Anderson Wilker assinou o termo de adesão ao Programa Nacional Prefeito Amigo da Pessoa Idosa. O Programa consiste em buscar estratégias para o atendimento e garantia dos direitos da Pessoa Idosa em seu município. Com o objetivo de conscientizar a população idosa vulnerável e gerir o envelhecimento saudável dos alcantarenses, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoverá diversos eventos e discussões sobre a qualidade de vida deste público. O decreto que cria à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é o nº 9.328 de 03 de abril de 2018.

Todas as adesões dos Programas Federais tiveram anuência do Conselho Municipal da Assistência Social de Alcântara-MA.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close