Prefeitura de Alcântara realiza ação e reúne crianças autistas
O momento de lazer contou com a presença dos pais das crianças
A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o projeto Pool Party Azul, que visa socializar ainda mais as crianças autistas na rede municipal de ensino ou mesmo aquelas que ainda não tem idade de ingressar na escola com ação de lazer.
Nesta terça-feira (2), data em que o Brasil e o Mundo realizam ação de conscientização contra o preconceito aos autistas, a Coordenação de Educação Especial/Inclusiva, Professores do Atendimento Educacional Especializado- AEE, Departamento Psicossocial, com o apoio da APAE/Alcântara e dos pais dos alunos da Sala de Recurso Multifuncional, realizaram um encontro especial com piscina e pula pula, que reuniu a comunidade autista alcantarense e seus familiares.
O objetivo da ação foi levar informação aprofundada à população, com o intuito de reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O município de Alcântara, por meio da gestão Nivaldo Araújo, abraçou a ideia e entra na campanha contra esse tipo de discriminação.
Para Márcia Brito, Coordenadora de Educação Especial/Inclusiva da Semed, o autismo não é uma doença, como muita gente acha. “O autismo é uma condição neurológica, e por isso as crianças precisam ser respeitadas, amadas, valorizadas. Por isso este momento aqui foi realizado para as crianças autistas e seus pais, porque a família precisa desse apoio, e acima de tudo do respeito. As crianças autistas precisam ter seus direitos respeitados”, destacou a Coordenadora.
A Secretária Municipal de Educação, Neidilene de Castro, destaca a importância da gestão municipal abraçar esse tipo de campanha contra o preconceito aos autistas. “Esse evento é o resultado de um planejamento, pensando no melhor para as crianças autistas e suas famílias, principalmente em se tratando de bem estar, aprendizado e lazer. É uma prioridade da gestão que todas as crinaças autistas tenham atendimento especializado e de qualidade”, destacou Neidilene.
O encontro foi um momento de lazer para as crianças autistas e seus pais. Para encerrar a ação, a Semed realizou um churrasco para todos e entregou ovos de páscoa aos presentes.
Fotos: Reprodução