MUTIRÃO

Prefeitura de Bequimão e Governo do Estado realizarão Mutirão do Glaucoma nesta quinta-feira (25)

A ação em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão será realizada no Centro de Saúde, no Centro de Bequimão

A Prefeitura de Bequimão, em parceria com o Governo do Estado e o Hospital da Visão do Maranhão, vai realizar nesta quinta-feira (25) mais uma edição do Mutirão do Glaucoma. O atendimento à população vai acontecer no Centro de Saúde Santo Antônio, localizado na Rua Capitão José Castro, no Centro da cidade, a partir das 13h.

Fazem parte do público-alvo da ação pessoas com mais de 40 anos de idade, pacientes diabéticos, hipertensos, pessoas com pressão intraocular elevada, pacientes com miopia elevada e pessoas com casos de glaucoma na família.

Na oportunidade, vão ser ofertados aos bequimãoenses consultas oftalmológicas e exame de fundo de olho, para diagnóstico e tratamento da doença. Colírios também devem ser distribuídos de forma gratuita às pessoas diagnosticadas com glaucoma.

“A ação será voltada para o diagnóstico precoce e para o acompanhamento de glaucoma. Isso porque, além das pessoas que podem ser diagnosticadas com a doença neste mutirão, teremos também aquelas que foram diagnosticadas anteriormente e vão voltar agora para fazer o retorno e receber um novo colírio”, conta a secretária de Saúde, Ramone Araújo.

Pacientes que forem em busca dos serviços devem apresentar os seguintes documentos e cópias: cartão do SUS, identidade e comprovante de residência. Para ter acesso ao serviços, os pacientes devem estar obrigatoriamente de máscara, bem como devem respeitar o distanciamento social no interior do Centro de Saúde Santo Antônio.

“Esta é mais uma ação que nos orgulhamos em dar prosseguimento, porque já deu muito certo nos anos anteriores e na nossa gestão não tem sido diferente. É o nosso segundo mutirão e nos sentimos extremamente felizes em poder ajudar a nossa população a enxergar melhor. Sem sombra de dúvidas, uma iniciativa que já fez, tem feito e ainda vai fazer muita diferença na vida dos bequimãoenses”, destaca o prefeito João Martins.

A primeira edição do Mutirão do Glaucoma de 2021, realizada no dia 21 de janeiro, atendeu 105 pessoas em Bequimão. Do total, 72 foram diagnosticadas com a doença e logo iniciaram o tratamento garantido pela gestão João Martins, junto ao Governo do Maranhão.

Doença

O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é a cegueira irreversível. Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas. Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo