SOCIAL

Prefeitura de Bequimão realiza ação no Dia D da Campanha Outubro Rosa

A ação foi marcada pela oferta de serviços de saúde, caminhada e palestra de conscientização

O Dia D da Campanha Outubro Rosa foi bastante movimentado em Bequimão. Logo nas primeiras horas da manhã, uma caminhada tomou as principais ruas e avenidas da cidade, levando a mensagem da conscientização sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

Ainda como parte da programação, o Centro de Saúde Santo Antônio recebeu dezenas de mulheres bequimãoenses, que atenderam ao chamado da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e participaram de uma palestra de conscientização, bem como tiveram acesso a diversos serviços de saúde.

Durante o evento, foram ofertados pela unidade consultas médicas; exames preventivos; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinas e ultrassonografias. O trabalho foi coordenado pela secretária de Saúde, Ramone Araújo, e pela adjunta, Danielle Soares. A programação contou com a colaboração de vários servidores municipais que atuam no setor.

“Esse foi o dia que nós escolhemos para conscientizar a população na sede do nosso município. Mas, a ação vem ocorrendo durante todo o mês de outubro, na zona rural, através das nossas equipes de Estratégia Saúde da Família. A resposta é sempre muito positiva, porque nós conseguimos ver as mulheres do nosso município vindo em busca desse atendimento e atentas à sua saúde ”, contou a secretária Ramone Araújo.

“Eu tô com um problema no meu peito. E essa campanha tava no Paricatiua ontem. Aí fui encaminhada para cá, para fazer o ultrassom da mama”, relatou a dona de casa, Vitória Almeida.

Quem também aproveitou para colocar a saúde em dia foi a Maria José. “Já fiz todos os exames, incluindo a mamografia, que foi um encaminhamento aqui do hospital”, revelou a dona de casa, satisfeita com a qualidade e agilidade do atendimento recebido da Rede Municipal de Saúde.

“Quando eu vejo mulheres se importando é porque elas querem se cuidar. E isso para nós, médicos, é muito importante. Com a prevenção, nós vamos conseguir evitar o aparecimento de novos casos do câncer de mama e do câncer de colo de útero no nosso município”, declarou, otimista, a ginecologista Alexsandra Bouéres.

A busca pelos serviços durante o Dia D da Campanha Outubro Rosa foi grande. Além dos consultórios do Centro de Saúde Santo Antônio, a Unidade Móvel de Saúde também precisou ser acionada para suprir a demanda.

“A procura foi alta. Além dos consultórios daqui do Centro de Saúde, nós estamos com a Unidade Móvel de Saúde. Lá, nós contamos com duas profissionais de saúde que também estão fazendo os exames preventivos”, informou a enfermeira Josilene Pereira.

“Para as mulheres que ainda não vieram fazer o seu preventivo, nós recomendamos que procurem um de nossos postos ou unidades de saúde. Em todas as áreas do nosso município, contamos com enfermeiras, médicos, e seria bom que elas procurassem. Porque, na verdade, o preventivo acontece o ano inteiro”, orientou.

Também prestigiaram o Dia D da Campanha Outubro Rosa o secretário de Administração e Finanças, Sidney Bouéres; a vereadora e diretora do Hospital Municipal Lídia Martins, Janny Matos; o secretário de Assistência Social, Josmael Castro; e o vereador Carlinhos de Severaldo.

“Todos os anos a Prefeitura de Bequimão dá ênfase ao Outubro Rosa, mostrando a sensibilidade da gestão João Martins para com o tema. E é desta forma que nós vamos continuar fazendo uma gestão eficiente e com compromisso com a vida de cada cidadão e cidadã bequimãoense”, afirmou o secretário Sidney Bouéres, que participou do evento representando o prefeito João Martins.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo