NOTÍCIAS

Prefeitura de Bequimão realiza Mutirão do Glaucoma

Aproximadamente 80 pessoas foram diagnosticadas com a doença

Setenta e nove pessoas receberam diagnóstico positivo para o glaucoma, durante o mutirão realizado nesta quinta-feira (25), no município de Bequimão. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e o Hospital da Visão do Maranhão. Os profissionais de saúde que integraram a ação ficaram à disposição da população durante toda a tarde. Na ocasião, foram atendidas 122 pessoas no Centro de Saúde Santo Antônio.

O mutirão reuniu moradores do Centro, Santa Flor, Frederico, entre outras localidades do município. “Nós começamos a fazer as fichas dos pacientes às 7h30. Já deixamos todas as fichas prontas, para quando eles chegassem à tarde, já ir só chamando”, explicou a diretora da unidade de saúde, Gene Kelli dos Santos, destacando a rapidez do atendimento.

A secretária municipal de Saúde destaca que a alta procura pelos serviços do mutirão é reflexo da ampla divulgação. “Este já é o nosso segundo Mutirão do Glaucoma em 2021. A gente trabalha com ampla divulgação para que a informação chegue não somente na sede, mas principalmente na zona rural. E a procura é sempre muito grande”, revela Ramone Araújo.

Esse tipo de campanha é extremamente importante para identificar e tratar problemas da visão. Além do exame de fundo de olho, são oferecidas consultas médicas com especialistas. “O mapeamento de doenças oculares é muito importante para evitar a cegueira, como é o caso do glaucoma, caso não seja tratado. Então, a população precisa aproveitar para fazer suas consultas e exames de forma periódica”, orienta o médico oftalmologista, Heron Simões.

Os pacientes diagnosticados com a doença receberam colírio de forma gratuita e orientação quanto a outras doenças oculares. “Durante o mutirão, também é dispensada a medicação, que é muito cara e os pacientes do Maranhão são pacientes com poder aquisitivo baixo. Então, já ajuda muito no orçamento. Além disso, ainda passamos orientações quanto a outras doenças que podem comprometer a visão, como a catarata e o pterígio”, acrescenta Heron.

Por determinação do prefeito João Martins, toda essa assistência oferecida pelo mutirão à população vai continuar. “Toda vez que o programa vem para o município, a gente faz a adesão e realiza o mutirão. É uma determinação do prefeito João Martins, para garantir a saúde dos olhos da nossa população”, afirma a secretária de Saúde, Ramone Araújo.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!