NOTÍCIAS

Prefeitura de Bequimão realiza reunião técnica para discutir Política Municipal de Saneamento Básico

O encontro reuniu vários secretários municipais que debateram a construção de uma política municipal de saneamento básico

A Prefeitura de Bequimão, realizou nesta terça-feira (31), reunião técnica com gestores de quatro secretarias municipais. Estiveram presentes na reunião José Luís Bernal (Meio Ambiente), Ramone Araújo (Saúde), Edmilson Pinheiro (Cidadania e Participação Popular) e Tonho Martins (Infraestrutura).

Durante a reunião os secretários discutiram sobre a coleta, seleção e destinação final dos resíduos sólidos no município de Bequimão. Foi debatido ainda, a construção de uma política municipal de saneamento básico e de gerenciamento de resíduos sólidos no município.

Atualmente Bequimão conta com seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que norteará a gestão na execução de programas e ações para o manejo dos resíduos sólidos e nas responsabilidades compartilhadas (governo, empresas e população), gerando compromissos em busca da melhoria da qualidade de vida e de uma cidade mais limpa.

Para que tudo isso se torne realidade, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) convoca todos para a gestão integrada, preferencialmente compartilhada pelo poder local, setor privado e sociedade civil. A partir desse diálogo, surgirão as regras e normas (leis e decretos municipais), os convênios e acordos setoriais, as parcerias público-privadas (PPP), a informação para a sociedade, a formação profissional dos servidores municipais, a comunicação interna e externa, a educação ambiental formal e informal e a fiscalização efetiva (com orientação e punição) aos infratores.

Para que Bequimão se torne um exemplo, mesmo parecendo impossível, mas com a contribuição dos bequimãoenses será possível.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!