SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Prefeitura de Ribamar-MA realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa

Um carro de som também foi usado por profissionais de saúde durante a caminhada

Com o objetivo de conscientizar e alertar a população, em especial as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, a prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma caminhada em alusão ao movimento Outubro Rosa, na manhã desta quarta-feira (13).

A concentração foi na Praça do Cruzeiro com destino à unidade básica de saúde Dr. Honório Gomes, durante todo o percurso, panfletos informativos foram entregues à população. Um carro de som também foi usado por profissionais de saúde que deram dicas de como fazer o autoexame.

Ao chegar na UBS, que estava toda decorada com as cores da campanha, uma rápida palestra foi ministrada por uma médica oncologista, na qual muitas dúvidas foram tiradas sobre os principais sinais e sintomas suspeitos da doença, como por exemplo, caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para prevenção do câncer de mama que acontece desde o ano de 2002 em todo o país. Em São José de Ribamar, além da caminhada, diversas outras ações estão sendo realizadas com o apoio da Prefeitura Municipal.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo