Presidente da Assembleia, Iracema Vale confirma pré-candidatura à Câmara Federal
Deputada estadual reafirma apoio a Orleans Brandão e deve influenciar a disputa por vagas na bancada maranhense em Brasília.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (MDB), confirmou na última terça-feira (30) que é pré-candidata a deputada federal nas eleições de 2026. O anúncio marca uma mudança em seu projeto político e movimenta os bastidores da sucessão eleitoral no estado.
Ao confirmar a pré-candidatura, Iracema afirmou que pretende ampliar sua atuação política, destacando que a decisão representa a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória pública.
“Entendi que chegou o momento de ampliar o meu trabalho. Não para começar uma nova história, mas para continuar a minha mesma missão”, declarou a parlamentar.
Durante o anúncio, Iracema Vale também reafirmou apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão e avaliou que o partido chega fortalecido para a disputa eleitoral, com condições de eleger bancadas expressivas tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados.
“O Maranhão que defendi aqui com cada projeto e cada votação é o mesmo Maranhão que levarei comigo para Brasília, se assim Deus e o povo do Maranhão permitirem”, afirmou.
A entrada de Iracema Vale na disputa por uma vaga na Câmara Federal tende a provocar reflexos no cenário político maranhense. Com forte influência em diversas regiões do estado e reconhecida capacidade de articulação política, a presidente da Assembleia passa a disputar diretamente votos para deputada federal, alterando a composição das alianças eleitorais.
Nos bastidores, analistas políticos avaliam que um dos nomes que pode sentir os efeitos dessa movimentação é o deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos). Iracema era considerada uma importante aliada em sua base política e, em eleições anteriores, contribuiu para ampliar sua votação em diferentes redutos eleitorais.
Com a decisão de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, a tendência é que a deputada concentre seus esforços na própria campanha, deixando de atuar como uma das principais apoiadoras eleitorais de outros candidatos ao mesmo cargo. Esse novo cenário poderá influenciar a distribuição de votos e redesenhar a disputa pelas oito cadeiras do Maranhão na Câmara Federal em 2026.



