Receita Federal suspende CNPJ da Caema
A empresa pública do Maranhão fica inativa após essa medida
A Receita Federal suspendeu o CNPJ da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) em virtude de dívidas tributárias da instituição. A empresa pública do Maranhão ficará inativa, caso não faça a quitação da dívida com o órgão federal.
Os problemas tributários da Caema se arrastam desde 2017 e, até o momento, nenhuma providência foi tomada. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) já foi acionada para esse caso. Mesmo com a alta arrecadação, a Caema presta um péssimo serviço aos maranhenses e ainda tem a proeza de ficar devendo tributos.
Denúncias de funcionários da companhia apontam que, a partir da posse do atual presidente, André dos Santos Paula, houve um desmonte não apenas dos direitos dos trabalhadores, mas de toda a estrutura da empresa, contribuindo também para a suspensão do CNPJ do órgão.
Soma-se a essa situação o fato dos serviços prestados pela Caema serem alvo de constantes reclamações dos usuários. Em diversos bairros de São Luís, a população sofre com a falta d’água, problema essa que se prolonga há décadas na cidade e nunca foi resolvido.
Há poucos anos o deputado estadual Wellington do Curso chegou a denunciar os altos salários dentro da Caema, de pessoas que entraram para destruir a companhia. Atualmente a Caema, assim como a MOB, EMAP e tantas outras estatais servem apenas como cabide de empregos no governo Flávio Dino.