LEGISLATIVO

Vereador Chico Carvalho destaca luta do governador Carlos Brandão

Ele lembra início da luta pela construção da refinaria de petróleo em Bacabeira-MA

O vereador Chico Carvalho destacou, como de alta relevância, a manifestação do governador Carlos Brandão com vistas à retomada das obras de construção da refinaria Premium de Bacabeira, que estão paralisadas desde 2015. O parlamentar lembrou que essa luta começou pela Câmara Municipal de São Luís, em 1997.

“Eu era o presidente da Casa, e tomei a iniciativa de convocar meus colegas para uma cruzada pela refinaria, ao observar que ajudaria em muito o desenvolvimento do Estado, por conta da geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Fizemos o movimento com base num estudo técnico da Petrobrás, que indicava, na realidade era São Luís como a cidade do Nordeste mais apropriada para o investimento, em decorrência do Porto do Itaqui e das duas ferrovias, o que melhoraria em muito o escoamento do produto”, afirmou Chico Carvalho.

O vereador prossegue, enfatizando que seus colegas se inseriram na luta e foram realizadas diversas audiências públicas na capital para discutir com a sociedade o que deveria ser o maior investimento econômico do Maranhão na época.

Em Brasília

Chico Carvalho destaca ainda que uma comissão de vereadores esteve em Brasília, mantendo contatos com  o então presidente do  Congresso Nacional, ex-senador José Sarney, com o então presidente da Petrobrás, Joel Rennó, com a bancada federal e outras autoridades.

“Nossa luta foi árdua, e naquele período, o presidente da Petrobrás nos afirmou que estávamos brigando por coisa pequena, ao enfatizar que, na região dos Lençóis, possuímos uma das maiores reservas de gás natural do mundo”, assinala o vereador.

Posteriormente, São Luís ficou fora do páreo, por ser uma ilha costeira , o que provocaria impacto ambiental e o Governo Federal optou por Bacabeira.

“Vejo com muita alegria a informação do nosso governador, ao destacar acreditar na possibilidade da retomada da construção das obras do projeto, com o retorno  de Luiz Inácio Lula da Silva  à Presidência da República. Todos sabem que ele disse quando se apresentou à sociedade como governador empossado para o segundo mandato, que negociações neste sentido já tinham sido iniciadas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que acumula o cargo de ministro da Indústria e Comércio. Tenho esperança de que essa refinaria finalmente se transforme em realidade, porque representa a redenção econômica do Maranhão, lembrando que tudo começou pela nossa Câmara”, disse Chico Carvalho.

O vereador afirmou que, em 1997, quando foi iniciada a maratona de ações pelo grandioso projeto econômico, a Câmara era composta de 21 vereadores, sendo, além dele, João Bentivi; Ivan Sarney; José Joaquim; Pavão Filho; Manoel Oliveira; Samuel Sá; Ademar Danilo; Benedito Pires I; Chico Poeta; Gabriel Ramos; George Abdalla; Ivan Sarney; Jairon Guimarães; Cosme Ferraz; Pedro Fernandes; Raimundo Assub; Rubem Brito; Sebastião do Coroado e Tadeu Palácio.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo