MEIO AMBIENTE

Manejo de açaizais nativos para produção de frutos é tema do Prosa Rural

Quem acompanhar o programa vai saber que este manejo busca aumentar a população de açaizeiros

O Prosa Rural desta semana tem o manejo de açaizais nativos para a produção de frutos como atração para as regiões Norte e Nordeste. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa. Quem acompanhar o programa vai saber que este manejo busca aumentar a população de açaizeiros que ocorrem naturalmente na floresta de várzea, de modo a proporcionar mais alimento e renda às famílias ribeirinhas. Para asssitir ao programa, clique AQUI….

A pesquisadora Ana Euler da Embrapa Amapá participa desta edição em parceria com a Embrapa Cocais. Ao longo do programa, ela explica esta técnica, voltada para a produção e o manejo sustentável da região Norte e o estado do Maranhão, que conta com recursos do Fundo Amazônia e é operacionalizada com recursos do BNDES.

Entre outras informações, o ouvinte tomará conhecimento de que o manejo dos açaizais nativos não requer investimento em infraestrutura e pode dobrar a produtividade do açaizeiro para o patamar de mais de 8 t/ha.

O Maranhão é o terceiro estado maior produtor de açaí no País, perdendo somente para o Pará e o Amazonas. A região noroeste do estado, no passado, possuía produção cerca de dez vezes maior que a atual. Segundo o pesquisador José Mário Frazão, da Embrapa Cocais, a produção vem declinando por falta de manejo adequado e perdendo espaço para as pastagens, ano a ano.

A Unidade de Referência Tecnológica – URT, implantada pela Embrapa Cocais em Amapá do Maranhão-MA, ocupa área de 7,5 hectares onde, há 10 anos, produzia-se cerca 1500 latas de açaí. Antes da aplicação do manejo tecnológico, a produção estava para menos de 200 latas de fruto. “A previsão é de que, em cinco anos a produção ultrapasse à produção original. Estamos juntos, os especialistas em açaí da Embrapa, investindo em conhecimento e tecnologia para retomar a produção do açaí na região. Na URT, são aplicadas tecnologias simples, como o desbaste dentro das touceiras, assim como eliminação de espécies sem valor econômico”, declarou o pesquisador.

Manejo de açaizais nativos – Busca equilibrar a população de açaizeiros que ocorrem naturalmente na floresta de várzea garantido mais alimento e renda às famílias ribeirinhas. Com essa técnica, que não exige investimento em infraestrutura, a produtividade do açaizeiro pode dobrar ,de 4,2 t/ha para 8,4 t/ha de frutos. Ela se baseia na eliminação das plantas de espécies arbustivas e arbóreas de baixo valor comercial, cujos espaços livres são ocupados por plantas de açaizeiros oriundas de sementes que germinam espontaneamente, de mudas preparadas ou transplantadas das proximidades e por outras espécies de valor econômico, como fruteiras e florestais. O segredo está na relação e no equilíbrio entre as plantas de açaí e outras espécies na mesma área.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo