ELEIÇÕES

Weverton entra para a história como o senador mais votado do MA

Com apenas 8 anos na política Weverton Rocha (PDT) pode ter batido todos os recordes na política do Estado do Maranhão. Candidato a deputado federal em 2010, somando mais de 40 mil votos, ficando como suplente e assumindo em 2013 a cadeira na Câmara Federal no lugar de Edivaldo Holanda Júnior, que havia sido eleito prefeito de São Luís, Weverton foi eleito em 2014, com mais de 80 mil votos, mais que o dobro de 2010. Seis anos foram suficientes para o “Menino Traquino” galgar voos mais altos e se lançou candidato ao senado.

Por ter uma tradição de que na política para ser senador é preciso ter sido Ministro, Governador, e outras carreiras, Weverton não baixou a cabeça e caiu em campo em busca de votos. Primeiro o pedetista precisava do apoio do governador Flávio Dino, conseguiu e depois fez aliança com mais de 200 municípios. Por ter sido contra as reformas trabalhista e da previdência, líder do PDT na Câmara, Weverton acabou sendo abraçado pelo trabalhador e superou todos senadores já eleitos pelo Maranhão, com quase 2 milhões de votos, superando até a votação do governador Flávio Dino. Foram 35,02%, 1.997.443 dos votos válidos.

Weverton Rocha, do PDT e Eliziane Gama, do PPS, foram eleitos neste domingo (7) senadores pelo Maranhão, para os próximos oito anos. Com 78% das urnas apuradas por volta das 21h20, o candidato do PDT somou 1.997.443, equivalentes a 35,02% dos votos válidos. Já a candidata do PPS somou 1.539.916, totalizando 27,00%dos votos. Veja a apuração completa no estado.

Neste ano o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.

Weverton Rocha e Eliziane Gama disputavam diretamente os dois cargos de senadores com Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB). Esta é a primeira vez que ambos os candidatos concorrem a vagas no senado pelo Maranhão.

“Todos nós estamos vibrando muito e tenho certeza que a responsabilidade é grande. Quero cumprimentar o nosso líder do nosso grupo que é o governador Flávio Dino. Ele, há 4 anos atrás, todos sabem que ele ajudou a eleger um senador aqui no Maranhão e depois da eleição ele não teve sequer um muito obrigado e agora ele elege dois e os dois dizem muito obrigado. Se nós nos mantivermos unidos nós vamos trazer muitos resultados a esse povo que quer resultados. Eu não fiz promessa na minha campanha e não vou fazer. Eu vou fazer a mesma coisa que faço na Câmara de forma intrazigente pela nossa democracia, pelo nosso trabalhador, pelo pequeno e pelo povo”, disse.

Eliziane Gama (PPS)

Em sua campanha, Eliziane Gama propôs a ampliação da rede de proteção à mulher e o combate ao feminicídio e a preservação, reestruturação e conservação dos rios. A candidata também reforçava, que caso eleita, convocaria um plebiscito para a anulação da Reforma Trabalhista e da Previdência.

“Agradecer ao povo do Maranhão. Agradecer a todos que acreditaram nesse projeto que é uma demonstração clara que o Maranhão deu um basta ao grupo que governou esse estado por quase 50 anos. Nós tivemos uma vitória muito importante há 4 anos atrás, mas ainda estavam no Senado representantes desse grupo que dominou o estado do Maranhão e como todos nós sabemos empobreceu o estado que perfurou durante décadas com os piores indicadores e nestas eleições com o governador Flávio Dino reeleito, ele consegue reeleger os seus dois senadores e no meu entendimento ele reinicia um novo ciclo, de fato sem nenhum rescaldo do passado com um Maranhão se Deus quiser muito melhor”, disse.

Resultados

  • Weverton Rocha (PDT) – 34,91%
  • Eliziane Gama (PPS) – 27,07%
  • Sarney Filho (PV) – 12,92%
  • Edison Lobão (MDB) – 9,44%
  • Samoel de Itapecuru (PSL) – 4,72%
  • Zé Reinaldo (PSDB) – 3,86%
  • Alexandre Almeida (PSDB) – 3,55%
  • Saulo Pinto (PSOL) – 1,52%
  • Preta Lu (PSTU) – 0,89%
  • Saulo Arcangeli (PSTU) – 0,69%
  • Iêgo Brunno (PCB) – 0,42%

Por G1ma

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close