VARIEDADES

Aberta a II Semana Nacional de Arquivos

A programação vai até a próxima sexta-feira, dia 8 de junho

O Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM) foi palco para a abertura da II Semana Nacional de Arquivos, evento inserido no calendário anual do Arquivo Nacional, que neste ano vem com o tema “Governança, memória e herança”.

O evento iniciou às 16h e seguirá com programações até o dia oito de junho. A semana é realizada na Casa de Cultura Josué Montello e Tribunal Regional do Trabalho da 16ª região, órgãos arquivisticos do estado.

A abertura do evento contou com a participação de alunos e professores dos cursos de música da Ufma, Uema e da Escola de Música do Estado, reproduzindo as partituras do acervo João Mohana em piano e violão. Foi realizado também uma roda de conversa enfocando os trabalhos de pesquisa e a organização do acervo musical João Mohana.

Todas as obras estão sendo preparadas para digitalização e logo estarão disponíveis para acesso online no site do APEM (www.cultura.ma.gov.br/apem/index.php).

O acervo em destaque nesta II semana de arquivos é composto por 2.125 obras, num total de 270 compositores e pertence ao padre, médico e escritor, João Mohana. Os trabalhos destacam-se pelo número grande de compositores maranhenses, como por exemplo Adelman Correa, Antônio Onofre Beckman, Antônio, Ney e Alexandre Rayol, Ignacio Cunha e José Ribeiro Sampaio. Na coleção pode-se encontrar diversas missas, novenas, ladainhas, óperas, hinos religiosos e mais.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo