ALCÂNTARA

Alcântara-MA: uma cidade onde a tradição e a alegria nunca envelhecem

Gestão Nivaldo Araújo apoia Bumba Boi formado por pessoas da Melhor Idade

Em meados dos meses de abril e maio, o grupo de idosos que participa das atividades do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) encontrou uma maneira especial de manter viva a cultura local e celebrar a terceira idade de forma única, através da realização da brincadeira de Bumba Boi, que já ocorria outrora.

Nos meses que antecederam o São João 2023, as equipes da Secretaria Municipal de Desemvolvimento Social (SEMDS) se desdobravam para garantir que a brincadeira estivesse prontar para se apresentar durante o período junino. Sob o olhar sensível do prefeito Nivaldo Araújo, o bumba boi fora organizado e cabou sendo um sucesso.

O nome do Bumba Boi, foi escolhido para homenagear a origem da Cidade de Alcântara, que até 1622 era habitada por um aglomerado de aldeias dos índios tupinambás, sendo a principal delas conhecida pelo nome de Tapuitapera.

OBJETIVO DA BRINCADEIRA

A brincadeira do Boi, tem por objetivo primordial fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a afetividade, a autonomia, o pertencimento e valorização cultural local. Seus brincantes, de idade que variam entre 60 e 86 anos, levaram para sociedade alcantarense a certeza que para ser feliz e sonhar não há idade, assim como diz o nome do grupo “a felicidade não tem idade”.

Ao total, o Boi Tapuitapera, abrilhantou vários arraiais, sendo: Arraial de Abertura da Cidade, Arraial do Marudá, Arraial da Rua Nova, Arraial Quilombola e realizou participações da Festa do Marudá e Igreja Nossa Senhora do Carmo, finalizando sua temporada no último dia 19 de agosto, com a morte do Boi, que é um sacrifício e celebração para encerrar os festejos do São João, tendo como finalidade abençoar todos para voltar no ano vindouro.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo