ALUNO

Alunos da rede municipal de Alcântara participam de avaliação de fluência em leitura

O processo avaliativo que começou dia 4 de outubro, foi encerrado nesta segunda-feira (18)

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a avaliação de fluência em leitura, projeto que mensura como está a leitura dos alunos. A avaliação é realizada em parceria com a plataforma Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). O processo avaliativo, que começou dia 4, foi encerrado nesta segunda-feira (18).

Participaram da avaliação alunos da rede municipal de ensino de 1º e 2º anos. A avaliação de fluência em leitura acontece em regime de colaboração com o Estado do Maranhão e visa melhorar a aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

Ewerton Ricardo Trindade Fraga, coordenador municipal da Avaliação de Fluência em Leitura da SEMED, explica que essa avaliação, também conhecida por “Teste de Fluência”, busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da língua portuguesa, o que significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras e textos lidos.

Alunos da rede municipal de Alcântara participam de avaliação de fluência em leitura

As etapas da avaliação são: leitura de um conjunto de palavras e de pseudopalavras; leitura de um texto narrativo; e resposta a perguntas sobre compreensão de texto. O desempenho de cada aluno contribui para a construção e classificação do perfil de leitor, que pode ser pré, iniciante e fluente.

Durante a realização do teste, gestores, aplicadores e professores tiveram acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações do teste. Ao fim, os resultados são divulgados e compartilhados nas redes estadual e municipal de ensino, onde ocorrem discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados.

“A avaliação da fluência em leitura é de suma importância para entendermos o desempenho dos alunos e assim rever e organizar as práticas pedagógicas em sala de aula”, diz Ewerton Ricardo, pontuando que avaliação foi realizada cumprindo todos as recomendações sanitárias possíveis. “Toda equipe pedagógica da SEMED, bem como os professores aplicadores, têm expressado sua gratificação e felicidade ao ver o entusiasmo e o sorriso dos alunos na realização da avaliação. Desejo que possamos ser agraciados com excelentes resultados e, assim, discutir e planejar projetos pedagógicos para termos alunos mais fluentes em leitura”, disse Ewerton Ricardo.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo