CULTURA

BEQUIMÃO-MA: Comunidades quilombolas foram certificadas na gestão Zé Martins

Com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, na gestão do prefeito Zé Martins, foram certificadas as comunidades de Pericumã, Santa Rita e Suassuí

Uma das mais importantes reivindicações das comunidades quilombolas diz respeito à certificação que é emitida pela Fundação Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, na gestão do prefeito Zé Martins, foram certificadas as comunidades de Pericumã, Santa Rita e Suassuí.

A certificação torna mais fortes as ações que buscam promover e preservar as culturas afro-brasileiras. Também é um passo importante, porque possibilita a abertura do processo para titulação da terra e de inclusão nas políticas de reforma agrária, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), bem como no Projeto Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Há outras comunidades quilombolas aguardando o processo de certificação pela Fundação Cultural Palmares, como explica o secretário Rodrigo Martins: “Estamos aguardando o andamento do processo de certificação das comunidades Monte Palma, Frechal, Águas Belas, Santa Tereza, Monte Alegre, Pontal, Boa Vista e Iriritiua, para que os moradores dessas comunidades tenham o direito à terra, moradia, saneamento básico e programas do governo federal.”

Por Tribuna de Bequimão

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo