SOCIAL

Bequimão se torna o primeiro município maranhense a aderir ao Selo Unicef

Município foi destaque e conquistou Selo Unicef na edição 2017-2020 na gestão do ex-prefeito Zé Martins

Bequimão deu o pontapé inicial na corrida pelo Selo Unicef. O município foi o primeiro entre os 217 do Estado do Maranhão a aderir à edição 2021-2024 da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que visa estimular avanços reais na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

O termo de adesão ao Selo Unicef foi assinado pelo prefeito João Martins durante as festividades em comemoração aos 86 anos do município. Bequimão foi destaque na edição 2017-2020 e deu o primeiro passo na nova trajetória, que deve ser exitosa no que depender da gestão do prefeito João Martins.

“Esse trabalho foi conduzido com muita maestria pela gestão do ex-prefeito Zé Martins, numa parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Igualdade Racial e Assistência Social. E, agora, nós estamos assumindo a responsabilidade de assinar esse termo de adesão e fazer com que Bequimão, mais uma vez, possa ser agraciado com a manutenção desse Selo, para o bem da juventude do nosso município”, destacou o prefeito João Martins, ao assinar o termo de adesão do município de Bequimão ao Selo Unicef.

Além de autoridades, acompanharam o prefeito de Bequimão no ato que marcou a adesão do município ao Selo Unicef os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes e o articulador do Selo em Bequimão, Wanderson Farias.

“A expectativa para essa nova edição é a melhor possível, uma vez que Bequimão adquiriu uma grande experiência na edição passada. Hoje a gente sabe como chegar lá. Já estamos nos preparando com o nosso coletivo de jovens e adolescentes a partir de uma metodologia diferenciada. Agora, não somente focado nos desafios que o Selo Unicef vai trazer, mas focado na própria formação dos adolescentes, de acordo com a área de interesse deles, com foco nos direitos de crianças e adolescentes preconizados no ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esperamos, com isso, conseguir manter o padrão de referência que Bequimão tem não só no Estado do Maranhão, mas também na Amazônia Legal e no Semiárido brasileiro”, declarou Farias.

Bequimão conquista “Selo Unicef Município Aprovado

Bequimão recebeu o certificado e troféu “Selo Unicef Município Aprovado” no dia em que foi encerrada a oitava edição da Semana do Bebê Quilombola. A premiação foi concedida ao município pelo bom desempenho na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

O reconhecimento internacional é também histórico. Depois de oito anos participando da mobilização social, Bequimão conseguiu alcançar e até ultrapassar metas estipuladas nos eixos de resultados sistêmicos (ações que o município precisava realizar) e de impacto social (indicadores que o município tinha que melhorar). Foi assim que a gestão bequimãoense fez com que o município alcançasse a pontuação necessária para conquistar o Selo Unicef.

“É um orgulho pra mim, que fui gestor oito anos em Bequimão, onde eu dediquei a minha vida para que eu pudesse devolver a confiança através do trabalho. Eu tenho plena consciência de que eu fiz tudo o que estava e o que não estava ao meu alcance, para melhorar a qualidade de vida do povo de Bequimão”, declarou o ex-prefeito e atual secretário municipal de Governo, Zé Martins.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo