POLÍTICA

Brandão devolve diárias usadas para viajar até Brasília-DF para se filiar

A grana pública já foi devolvida aos cofres do Estado após denúncia da imprensa

Após matéria da Folha do Maranhão sobre a concessão de diárias da Casa Civil à Carlos Brandão durante sua filiação em Brasília, o governo do Maranhão estornou o valor de R$ 2.450,00 referente a duas diárias e meia concedida irregularmente ao vice-governador

De acordo com o Portal de Transparência, o valor teria sido pago no dia 21 de março, dois dias antes da sua filiação ao PSB em Brasília. Após o caso revelado pela Folha do Maranhão ganhar grande repercussão, o governo decidiu, no mesmo da matéria e da filiação, fazer o estorno do pagamento das diárias ao vice-governador.

Com isso, o valor de R$ 2.450,00 que já estava na conta de Carlos Brandão, teve que ser devolvido aos cofres do estado.

Apesar da devolução do dinheiro, o governo continuou com o pagamento de outras duas diárias no mesmo sentido [viagem à Brasília] no período próximo a filiação de Brandão ao PSB.

Até o momento, nem o governo, nem Carlos Brandão se manifestaram sobre o assunto.

Esse é a segunda vez que o governo volta atrás em assunto envolvendo Carlos Brandão. No início do ano, em meio à polemica sobre a viagem internacional feita para os EUA, o governo do Maranhão, também através da Casa Civil, retificou um ofício que concedeu férias ao vice-governador.

De acordo com o Diário Oficial, o ato que concedeu férias para Brandão foi alterado, passando suas férias a valer a partir do dia 20 de dezembro até o dia 7 de janeiro deste ano, e não do dia 20 de dezembro ao dia 3 de janeiro como foi publicado anteriormente no DOEMA e divulgado pela Folha do Maranhão. Sendo assim, as férias de Brandão se tornaram mais longas, ficando com 19 dias corridos.

A correção de datas seria uma manobra do governo para justificar a demora em sua aparição, uma vez que muito se questionou sobre o sumiço do vice-governador, que durante as enchentes, aliado ao surto de Covid-19 e gripe, além do teste positivo de Flávio Dino, e Brandão estaria viajando.

No final de 2021, o governador Carlos Brandão, pediu e conseguiu autorização de Assembleia Legislativa para realizar viagens sem controle dentro e fora do país.

O pedido foi enviado à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino através de mensagem governamental. De acordo com o documento, Carlos Brandão poderá se afastar seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, através da autorização válida para qualquer período em 2022.

Veja o estorno do pagamento das diárias de Carlos Brandão

Apesar de ser considerada manobra política que pode dificultar a transparência de gastos e de agendas do vice-governador, Carlos Brandão peca no pedido de diárias, que nos últimos anos não foram poucas.

Por Folha do Maranhão

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!