SÉRIE D

Campeonato Brasileiro Série D pode ter seu 8º Campeão do interior

Desde que surgiu em 2009, os maiores vencedores foram do interior do Brasil

O Campeonato Brasileiro da Série D poderia ser chamado também de Taça Brasil do Interior, já que seus maiores vencedores saíram do interior, ou seja, cidades que não são capitais de Estado. Desde que foi criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Brasileiro Série teve 7 campeões do interior e apenas 2 campeões de capitais de Estado. Este ano mais uma vez a decisão será entre um clube do interior (Treze-PB) e um da capital (Ferroviário-CE).

Em 2009 em sua primeira edição, o Campeonato Brasileiro Série D foi decidido por São Raimundo de Santarém do Pará e Macaé do Rio de Janeiro. O time paraense levou a melhor e conquistou o primeiro título nacional e a primeira taça da Série D. Já em 2010, o título foi decido por um clube do interior cearense e um time da capital amazonense. Guarany de Sobral e América do Amazonas fizeram a grande final, mas quem levou a melhor foi o time rubro-negro do interior do Ceará.

Em 2011 a disputa foi entre um time gigante do nordeste e um clube do interior de Minas Gerais. Santa Cruz de Pernambuco e Tupi de Juiz de Fora, interior mineiro, fizeram a grande final da Série D, e mais uma vez o time do interior levou a melhor ao vencer a Cobra Coral Pernambucana. Só em 2012, em sua 4 edição, que a Série D teve o primeiro campeão de uma capital brasileira. Naquele ano a disputa foi entre um time de capital de Estado e um clube de interior. Sampaio Corrêa e Crac da cidade de Catalão, interior de Goiás fizeram a final e a Bolívia Querida levantou o caneco de forma invícta.

Em 2013 outro time de capital levantou o caneco da Série D. A decisão foi entre Botafogo da Paraíba e Juventude da cidade de Caxias do Sul, interior do Rio Grande do Sul. O Alvenegro paraibano levou a melhor diante do time gaúcho e conquistou o título. Foi o segundo título para clubes de capitais de Estado.

Em 2014 os clubes de interior de Estado voltaram a levantar o caneco. Naquele ano a disputa foi entre dois times de interior de Estado. Tombense da cidade Tombos, interior de Minas Gerais e Brasil de Pelotas, do interior do Rio Grande do Sul. O time mineiro levou a melhor e conquistou o segundo título da Série D para o Estado de Minas Gerais.

Em 2015 a disputa do título foi entre um clube do interior e outro de capital. O Botafogo da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo enfrentou o Ríver do Piauí. Mais uma vez o time do interior paulista levou a melhor diante do clube da capital piauiense. O caneco da Série D foi o interior do Brasil novamente.

Em 2016 o título foi decidido entre um time do interior e outro de capital. Volta Redonda do interior do Rio de Janeiro enfrentou o Centro Sportivo Alagoano (CSA). Mais uma vez um time de interior levantou o caneco. O Volta Redonda manteve a tradição da Série D e levou a taça para i interior carioca.

Em 2017 a disputa foi entre um time do interior paranaense e um clube do interior potiguar. O Operário Ferroviário da cidade Ponta Grossa, interior do Paraná enfrentou o Globo Futebol Clube da cidade de Ceará Mirim, interior do Rio Grande do Norte. O time do sul do Brasil levantou o caneco, sendo o 7º para clubes do interior.

Em 2018 a disputa será entre um clube do interior da Paraíba e um time da capital do Ceará. Treze de Campina Grande vai enfrentar o Ferroviário de Fortaleza. Quem vai levantar o caneco, o time da capital ou mais um clube do interior brasileiro?

Fonte: O Gol

ARTIGOS RELACIONADOS

UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close